
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos candidatos a prefeito na região. Na oitava edição voltamos para São Bernardo para analisar as propostas e promessas da candidata a prefeita Flávia Morando (União Brasil). A sobrinha do prefeito Orlando Morando (PSDB) usou o documento publicado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para ressaltar os projetos feitos nos últimos anos e fez uma série de promessas sobre obras de infraestrutura, incluindo a construção de dois novos hospitais.
Na Saúde, a candidata promete implantar o primeiro Hospital Municipal Infantil, visando o atendimento em casos de urgência e emergência com crianças e adolescentes. Quer ampliar o horário de funcionamento de mais 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até às 22h. Também propõe a construção de quatro novas UBSs (Três Marias, União II, Alvarenga II e Santa Cruz, neste caso em substituição a unidade que já existe).
Flávia também promete viabilizar as políticas municipais de Saúde para a população negra e para a comunidade LGBTQIAPN+. Também quer implantar o Hospital do Idoso no local em que abrigava o HMU, no bairro Rudge Ramos. No mesmo trecho do programa de governo, fala em ampliação do horário do atual Hospital Veterinário para que funcione 24 horas e a construção de uma segunda unidade em local mais afastado do Centro.
Em relação a Educação, Flávia promete iniciar o processo de municipalização das escolas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Quer implementar câmeras inteligentes em todas as EMEBs (Escolas Municipais de Ensino Básico) e implantar o Centro Avançado de Tecnologia Educacional.
Ainda propõe a atualização do Estatuto dos Profissionais da Educação, ampliar a política de formação continuada e fortalecer os Conselhos Mirins das Unidades Escolares.
Sopre a área de Segurança Pública, promete ampliar o número de câmeras de monitoramento das atuais 750 para 2 mil. Realizará um novo concurso público para a GCM (Guarda Civil Municipal) e manter a presença dos guardas nas unidades escolares.
No Desenvolvimento Econômico, a candidata quer criar linhas de crédito exclusivas para mulheres empreendedoras, instalar um CTR (Centro de Trabalho e Renda) no bairro Riacho Grande, investir no turismo da cidade e criar o Festival Gastronômico Sabores de São Bernardo. Promete criar a Faculdade Municipal do Empreendedor, incentivar a implantação de novos centros logísticos e de transporte de carga.
Sobre a Mobilidade Urbana, Flávia promete construir três novos viadutos, um no km 18 da Anchieta, um segundo na avenida Lucas Nogueira Garcez e um terceiro para transpor a rodovia Anchieta em direção a São Caetano. Além disso, propõe um túnel por baixo da Anchieta para ligar o Jordanópolis com a avenida Kennedy.
Flávia Morando também promete que, em caso de vitória, criará a Secretaria da Mulher para avançar em ações e leis que possam dar maior proteção para as mulheres e combater os crimes de abuso, assédio e violência.
Confira abaixo o plano de governo da candidata a prefeita em São Bernardo, Flávia Morando: