O candidato a prefeito em Ribeirão Pires, Ricardo Abílio (Novo), participou da sabatina promovida pelo Repórter Diário nesta quinta-feira (22/08). O contador falou sobre seu plano de governo e a busca pela tecnologia para melhorar a gestão e também outras áreas como o Desenvolvimento Econômico, Educação e Saúde. Neste último setor, a ideia é focar em uma melhor gestão dos equipamentos já existentes. Sobre o futuro Hospital Santa Luzia, o prefeiturável aponta que o melhor caminho seria a estadualização.
Ao ser questionado por não ter feito promessas sobre obras para a área da Saúde, principalmente na finalização do futuro hospital, Abílio demonstrou preocupação sobre a capacidade financeira do município de custear um equipamento deste porte sem que isso reduza a qualidade dos serviços prestados nos demais equipamentos;
“Bom, primeiramente, que até como um profissional da área financeira, da gestão pública na parte financeira, a gente sabe o quanto é complicado esse hospital que está sendo construído. O custeio dele é muito complexo, não é fácil para a cidade assimilar isso. Então, quando a gente parte para aquilo que eu comentei já num outro ponto, você acaba tendo promessas vazias”, iniciou.
“Outra coisa, já buscando dados, buscando pesquisas, buscando o retorno que a gente tem, o feedback que a gente tem da própria população. Você não vê, muitas vezes, a queixa do cidadão ribeirão-pirense de faltar uma UBS perto da casa dele. Ele reclama mais da falta de atendimento, da falta de remédio, de um pronto atendimento mais perto. Então, você tem equipamentos hoje que já nos atendem relativamente bem. Precisa melhorar, precisa ampliar? Sim. Mas isso também só gera custeio. É muito fácil falar, vou construir tal coisa para agradar, sendo que eu não vou fazer isso sabendo que não tem retorno financeiro para a manutenção daquele equipamento. Então, o que a gente precisa é fazer a gestão, fazer melhor com o que tem”, seguiu.
Logo após, indagado sobre o futuro da área do Hospital Santa Luzia, o prefeiturável apontou a ideia de estadualizar, mesmo sabendo que o Governo do Estado não está realizando este tipo de mudança em outras cidades que tenham o mesmo debate.

“Eu acho que o principal ali seria, como o esqueleto já está praticamente pronto, e agora também já existe até a questão de alguns equipamentos, aparentemente já estariam sendo comprados, eu acho que o importante dali seria passar a gestão para o Estado. Eu sei que está difícil, o Estado também não está querendo, mas você abrir as portas para você ter o custeio ali, não existe viabilidade econômica em Ribeirão Pires. Desculpa eu ousar em falar isso, mas é uma realidade, não existe a viabilidade econômica. Fechar outros equipamentos para unificar todo o atendimento ali, sinceramente não sei se seria a melhor alternativa”, falou o candidato.
Ricardo Abílio também ressaltou a necessidade do uso de tecnologia na gestão, principalmente para dar maior transparência sobre o destino do dinheiro público. Mas também ressaltou que a área de tecnologia pode ser usada para gerar emprego e renda na cidade, tanto que defende a criação do Polo Digital de Inovação e um Centro de Pesquisa Digital. Outro ponto é incentivar a criação de startups no município visando a criação de novas empresas no setor de Tecnologia.