
O RD segue com a série de reportagens sobre os planos de governo dos candidatos e candidatas ao comando de cada prefeitura da região. A décima matéria fala sobre os planos e projetos do deputado estadual e candidato a prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (União Brasil). No documento protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prefeiturável foca em obras, criação de secretarias e em projetos que precisarão de investimentos do Governo do Estado, principalmente na área de Segurança Pública.
Sobre a Segurança, o ex-prefeito promete a instalação do Quarteirão da Segurança, Delegacia Seccional, o Instituto Médico Legal (IML) e uma Delegacia da Mulher 24 horas, todos programas que precisam ser aprovados pelo Governo do Estado. Atila quer a realização de novos concursos públicos para aumentar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) e quer instituir a Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) na Guarda Municipal.
O prefeiturável visa instituir o programa “Vida Nova”, visando apoiar um recomeço para jovens recém-saídos da Casa Lar e para pessoas em situação de rua. O candidato promete a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade. Na Cultura, Atila promete a implantação do Centro de Cultura Nordestina.
Na Educação, o prefeiturável considera que a parceria com escolas e creches particulares pode acabar com a fila de espera. Quer mudar o formato para a entrega de uniformes instituindo o Cartão-Uniforme, assim os alunos poderiam adquirir a vestimenta no comércio local. Outra promessa é de construir duas novas escolas nos bairros Jardim Oratório e Vila Magini.
Na Saúde, Atila pretende criar o Poupatempo da Saúde, visando conceder serviços de especialidades. Outra promessa é o Programa Remédio em Casa, que proporcionará a entrega de remédios de uso contínuo (exceto termolábeis e psicotrópicos) na casa dos pacientes. Também promete a implantação do Pronto Atendimento Infantil em todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Atila Jacomussi também propõe a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a implantação de uma Escola Clínica TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de um programa de acolhimento para mães atípicas.
Outra secretaria prometida por Atila é a pasta de Direitos Humanos e Cidadania. Dentro deste tema, promete a criação do Centro de Referência e Atendimento as Mulheres (CRAM) e o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência de Gênero.
Sobre o desenvolvimento econômico da cidade, o candidato quer a implantação de um Polo Tecnológico, a viabilização de uma APL (Arranjo Produtivo Local) para a área de cosméticos, a busca de atração de investimentos para o desenvolvimento de recursos para pequenos e médios empreendimentos industriais, e a integração da cadeia produtiva do Setor de Defesa.
Em relação a proteção animal, quer a construção de um Hospital Veterinário 24 horas, a implantação de um banco de sangue animal, um programa para adoção de pets e a ampliação dos atendimentos da UPA Animal.
E sobre a infraestrutura urbana, o prefeiturável promete a construção de um novo piscinão no Jardim Zaíra, próximo ao Sesi, novas saídas para o Rodoanel e a Execução de obras previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Encostas.
Confira abaixo o plano de governo do candidato a prefeito em Mauá, Atila: