ABC - terça-feira , 22 de abril de 2025

Hospital Brasil não devolve pagamento por parto coberto pelo convênio médico

Hospital Brasil, onde o casal procurou apoio médico para ter o filho. (Foto: Divulgação)

Um casal de Santo André reclama que o Hospital Brasil, da Rede D´Or, cobrou por um procedimento que foi coberto pelo convênio médico e que o hospital não devolve. O procedimento era o parto do filho do casal que ocorreu sem problemas, mas após muita discussão, informações desencontradas e um prejuízo de R$ 3 mil para a família que tenta o estorno deste valor há mais de vinte dias.

Era noite do dia 2/08 quando Leonardo dos Santos Poletto chegou ao pronto socorro do Hospital Brasil, com a esposa Letícia Alves Monteiro já em trabalho de parto. Enquanto a parturiente passava pela triagem, Leonardo iniciou os procedimentos para a realização do parto no hospital já que o casal já que foi ali que fizeram o pré-natal e também já tinham visitado a maternidade. Segundo Leonardo enviaram uma ficha com erros para o convênio que, por duas vezes negou a internação com os funcionários do hospital dizendo que era um problema com a carência do plano Bradesco Saúde. “Eu disse que não tinha carência nenhuma, mesmo assim insistiram e repetir o mesmo procedimento administrativo que não estava certo. Ficamos três horas esperando e minha esposa com dilatação. Me disseram que ou fariam o parto particular ou que nós procurássemos outro hospital”.

Newsletter RD

Preocupado com o filho para nascer e com a esposa o pai resolveu pagar pelo parto, deu uma entrada de R$ 3 mil e no dia seguinte faria o pagamento do restante no cartão de crédito. Logo depois do parto, já na madrugada do dia seguinte, o hospital informou que o plano cobriu o procedimento e que Poletto deveria se informar com a administração como estornar o pagamento e receber o dinheiro de volta. Deste momento seguiram-se outras informações desencontradas e, nem mesmo com o acionamento da ouvidoria do hospital, conseguiu receber de volta o dinheiro.

“Entreguei meus dados e me disseram que em 10 dias fariam o estorno, o que não aconteceu. No dia 13/08 falei com a ouvidoria que deu o dia 16 como novo prazo, o que não foi cumprindo, nem me deram retorno. No dia 19 fiz outro contato, prometeram retorno e não deram. Fiz então uma reclamação no site Reclame Aqui. Depois me disseram que não poderiam resolver mais porque eu procurei outros meios para reclamar”, relatou

A família pretende acionar judicialmente o hospital e a operadora de saúde. “O Hospital Brasil conseguiu me proporcionar uma experiência pior do que o SUS, onde tive minha filha mais velha e fomos tratados como gente, não como números. Conseguiram superar todas as expectativas negativamente desde o momento em que demos entrada para o parto, parte da internação péssima e atendimento da ouvidoria o pior que já vi na minha vida. Não conseguem cumprir nada que prometem. Estou com um filho recém nascido e precisando do estorno de um dinheiro que não havia nenhuma necessidade de ter sido gasto, que por falta de competência ainda não tive o estorno e não há a menor dignidade em me dar uma resposta de verdade”, completa Poletto.

Em nota, o Hospital Brasil informa que está providenciando a devolução do valor pago pelo casal. “O Hospital informa que segue todos os protocolos médicos para atendimento e cuidado às gestantes, tornando-se referência na região do ABC. Devido à primeira informação de não cobertura contratual do plano de saúde, a cobrança ocorreu em caráter particular. Na sequencia, essa questão foi resolvida entre paciente e a operadora. O hospital já está providenciando o estorno do que foi pago”.

A Bradesco Saúde não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. Esta matéria será atualizada assim que a operadora de saúde se manifestar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes