A prefeita de Rio Grande da Serra e candidata à reeleição, Penha Fumagalli (PSD), participou nesta quarta-feira (28/08), da sabatina promovida pelo Repórter Diário. A prefeiturável falou sobre a necessidade de o município buscar o título de MIT (Município de Interesse Turístico), emitido pelo Governo do Estado, para maiores investimentos nesta área. Além disso, salientou a necessidade de um mapeamento da cidade para disponibilizar áreas que possam ser utilizadas por pequenas indústrias, comércios e serviços.
“Nós precisamos desse mapeamento. Nós sabemos que a nossa cidade é 100% de área manancial e as empresas que podem vir para a nossa cidade são empresas não poluentes, mas nós também temos a dificuldade com a questão do meio ambiente, pois existem determinadas áreas que são de conservação, e dependendo do percentual de conservação que temos nessa área, a empresa que se interessa em vir para o município, ela tem que ter uma área 3, 4, às vezes 5 vezes maior para ter área de conservação, tanto vegetativa quanto impermeável, maior do que a construção da própria empresa. Então, isso acaba dificultando um pouco mais. Então, por isso que nós temos que ter esse mapeamento, ele é essencial para a nossa cidade, para que a gente possa, de fato, ter as localizações onde podem vir com mais com mais tranquilidade para a nossa região”, explicou.
Ainda na área de Desenvolvimento Econômico, Penha defende que a cidade tenha um maior investimento na área turística, mas para isso é necessário ultrapassar a barreira junto ao Estado e conseguir o título de MIT (Município de Interesse Turístico). Existe na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que visa esse objetivo.
“Com isso acontecendo, se a Assembleia aprovar essa liberação do MIT para a nossa cidade, se torna um pouco mais fácil porque aí a gente já consegue ter recursos voltados para o turismo na nossa cidade. A nossa cidade é rica em esporte ecológico, em esportes radicais na nossa cidade. Nós temos um projeto, uma empresa já veio, já fez um levantamento da área da Pedreira, nós temos um projeto pronto para ser instalado na região da Pedreira, com ecoturismo. Então, eu creio que Rio Grande da Serra, o maior desafio na relação do turismo hoje é a aprovação do MIT”, segue a candidata.
Sobre Saúde e Educação, Penha promete a reforma das Unidades Básicas de Saúde, além da construção outras duas unidades, além da construção de duas unidades escolares. Mas sua preocupação maior está na união destes setores com o social, principalmente visando crianças e adolescentes. A chefe do Executivo expôs a preocupação com crianças que só estão frequentando as aulas por causa da alimentação oferecida na merenda. A ideia é buscar alternativas que possam dar maior dignidade para este grupo de moradores.