
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo das 33 chapas que concorrem ao comando das sete prefeituras da região. A décima quinta reportagem é sobre as propostas do candidato a prefeito em São Bernardo, Claudio Donizete (PSTU). O documento publicado no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) defende uma maior participação popular nas decisões da gestão.
A primeira proposta do candidato é que sejam instituídos conselhos populares na cidade que possam deliberar sobre todo o orçamento, definindo quais são os principais investimentos que devem ser feitos. Em sua visão, a ideia é que o governo seja um “Governo dos Trabalhadores” e que os demais poderes devem seguir aquilo que foi definido pelo povo.
Entre as 10 propostas divulgadas pelo prefeiturável, está o fim dos privilégios políticos. A ideia é que o prefeito, vice, secretários e vereadores recebam um salário que seja igual a de um professor na rede pública. Além disso, defende o fim dos cargos comissionados e de confiança.
Sobre a Saúde, Claudio defende o fim da privatização da saúde municipal, ou seja, acabar com o atual contrato com a Fundação do ABC e contratar todos os profissionais que possam atuar no sistema são-bernardense. Este é outro ponto que também seria influenciado pelos conselhos populares.
Claudio, no plano de governo, aponta ser contra as escolas cívico-militares e que propõe para a Educação uma maior valorização dos profissionais com um plano de cargos, carreiras e salários, incluindo o suporte de especialização para o pleno desenvolvimento dos alunos PcDs (Pessoas com Deficiência) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Em relação ao transporte público, Claudio é direto em defender a tarifa zero e a municipalização de toda a gestão, tanto dos ônibus das linhas municipais quanto os utilizados para o transporte público, além do investimento na integração regional.
Outra proposta é a instituição de uma empresa pública que possa realizar obras e manutenções do município, priorizando a contratação de pessoas do próprio município. Sobre emprego e renda, defende um maior estímulo para as lutas dos trabalhadores por estabilidade nos empregos, redução de jornada de trabalho (sem redução de salário) para que tenham maior tempo para a família e sua formação cultural.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito em São Bernardo, Claudio Donizete: