
A primavera começou neste domingo (22/9) no hemisfério sul e a previsão da meteorologia é de novamente calor intenso e pouca chuva. Com isso, má qualidade do ar. A recomendação médica é melhorar o conforto térmico do ambiente por meio da ventilação natural e circulação de ar, que ajudam a reduzir a temperatura interna do espaço, além de evitar o acúmulo de alérgenos. Outra dica é priorizar a iluminação natural, pois a luz artificial tende a aquecer mais.
O pneumologista Valter Eduardo Kusnir, da Santa Casa de Mauá, recomenda o uso de umidificadores de ar como solução para combater o tempo seco dentro de casa. Na falta do aparelho, baldes de água espalhados pelo ambiente podem ajudar a melhorar a umidade do ar. “O importante é se manter bem hidratado, especialmente crianças e idosos, e também realizar lavagens nasais com soro fisiológico”, afirma.
Kusnir chama atenção para os danos causados pela poluição do ar, porque pode causar diversos problemas respiratórios, como alergias, tosse crônica, sangramentos nasais, faringite, laringite, asma, bronquite, enfisema pulmonar e até câncer de pulmão. “A poluição pode afetar, ainda, outros sistemas do corpo, como o cardiovascular e a pele”, alerta o médico ao recomendar, portanto, o uso de máscaras como barreira eficaz contra as partículas de poluição suspensas no ar.