
O debate realizado na noite desta segunda-feira (23/09) pelo Repórter Diário, em parceria com o Estúdio Cross Host, entre os candidatos à Prefeitura de São Caetano foi marcado principalmente pelo fato de os três nomes que marcaram presença – Fabio Palacio (PL), Professor Rafinha (Psol) e Malta Jones (Mobiliza) – terem mantido um clima de respeito com os oponentes e com o público, eleitor ou não da cidade, que acompanhou o programa pelo site e redes sociais do jornal.
Os três aproveitaram o espaço e o tempo para apresentar suas propostas em temas como Educação, Segurança Pública, Mulheres, Servidores, Esporte, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade, entre outros, em quatro blocos de perguntas e respostas. O quinto e último foi reservado às considerações finais.
O ponto de destaque deste primeiro debate organizado pelo RD – o segundo será na próxima segunda-feira, às 14h, com candidatos de Santo André – foi a ausência do candidato governista Tite Campanella (PL), principal alvo de críticas e que foi, inclusive, chamado várias vezes de “candidato fantasma”. Jair Meneguelli (PT), o outro candidato ausente, só foi lembrado no início do encontro, quando a mediadora fazia a apresentação dos concorrentes convidados.
“Quero cumprimentar o Professor Rafinha e também o Malta Jones, que estão presentes para poder debater, por entender a importância de poder falar, conversar com a população. Infelizmente o adversário Tite Campanella não teve a coragem suficiente para estar neste debate, conversando com a população e apresentando o seu projeto de cidade”, comentou Palacio.
Professor Rafinha criticou a ausência do nome indicado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSD) na corrida sucessória. “Lamento a ausência do Tite, e falo por que ele não veio, porque não tem propostas para a cidade, não construiu um programa de governo como nós do Psol construímos”, atacou.
Já Malta Jones justificou a sua entrada na disputa pelo Paço. “Quero agradecer a participação neste debate, de suma importância para a cidadania, para a gente exercer nosso direito de cidadão, e quero agradecer ao meu partido pela oportunidade que me deu”, disse. Mas ao longo do debate não deixou passar em branco a falta de Tite no encontro, a quem chamou, ironicamente, de “candidato fantasma” por mais de uma vez.
Propostas
Entre as várias propostas apresentadas pelos candidatos durante o debate, que durou em torno de uma hora e 30 minutos, merece destaque a afirmação feita por Fabio Palacio e Professor Rafinha de reintegrar São Caetano ao Consórcio Intermunicipal, entidade regional da qual o prefeito José Auricchio Júnior (PSD) retirou a cidade, após ter decisão aprovada pela Câmara em janeiro de 2023, conforme defende o cientista político, mestrando em ciências sociais e membro do grupo de estudos sobre Segurança, Violência e Justiça da Universidade Federal do ABC (UFABC), Carlos Augusto Pereira de Almeida, sobretudo nas ações de proteção às mulheres vítimas de violência e integração de políticas de segurança pública entre as sete cidades.
Veja a íntegra do debate: