
No debate realizado pelo RD na última segunda-feira (23/09), três dos cinco candidatos – dois não participaram – à Prefeitura de São Caetano falaram sobre suas propostas para seis eixos temáticos, sorteados entre oito previamente definidos pela coordenação do jornal, candidatos e representantes. Na área da segurança, apesar dos baixos índices de violência, São Caetano enfrenta reclamações crônicas sobre a falta de segurança nas divisas, principalmente com a Capital.
Deste modo, o RD questiona aos candidatos: qual a proposta para que a cidade possa ampliar a segurança nessas áreas?
No debate, Fábio Palacio destacou que o primeiro ponto é a valorização da GCM (Guarda Civil Municipal), por meio da criação de planos de cargos, salários e carreira para a corporação, além de programas de capacitação e valorização dos agentes. Outro aspecto considerado fundamental é o investimento em tecnologia, com a integração de câmeras de segurança particulares ao sistema público.
O Professor Rafinha diz que pretende investir em três eixos para reforçar a segurança em São Caetano: o primeiro é a segurança primária, que consiste em adotar medidas para eliminar as causas da violência, como políticas habitacionais e de assistência social; o segundo eixo envolve a presença da GCM nas ruas, em patrulhamento, e a criação de um conselho municipal da guarda, que cuidará da organização da corporação; o terceiro eixo é a valorização da guarda, que também terá a responsabilidade de escolher quem será o comandante.