
Mais de 3,4 milhões de eleitoras e eleitores com 70 anos ou mais estão aptos a votar nas eleições em São Paulo. Esse grupo corresponde a 10% do eleitorado do estado, formado por mais de 34,4 milhões de paulistas. Para essa parcela do eleitorado, o voto já não é mais obrigatório, conforme a Constituição Federal. No caso do voto facultativo, se a eleitora ou o eleitor não comparecer à urna, não é necessário justificar a ausência, votando normalmente em eleições futuras se assim desejar.
Para a eleição deste ano, o TRE-SP conta com 35.371 seções acessíveis para facilitar o exercício do voto das pessoas idosas e com deficiência. Esses espaços atendem o eleitorado com dificuldade motora ou restrição de mobilidade. As pessoas com 60 anos ou mais têm direito ao atendimento prioritário, assim como as pessoas com deficiência, gestantes, com criança de colo e lactantes, entre outras. Já quem tem 80 anos ou mais tem prioridade absoluta, sendo sempre os primeiros da fila. A Lei Federal 14.364/2022 também garante prioridade aos acompanhantes.
Flávia Morando faz caminhada no Jd. Irajá e Batistini, com amplo apoio de moradores
A 10 dias para o primeiro turno da eleição, a candidata à Prefeitura de São Bernardo pelo União Brasil, Flávia Morando, intensificou as atividades de rua e realizou nesta quinta-feira (26/9) caminhada pelos comércios da rua Tiradentes, no Jardim Irajá, e da região do Batistini. A ação da prefeiturável na Tiradentes se deu no horário do almoço, acompanhada do prefeito Orlando Morando e da deputada estadual Carla Morando, além de candidatos a vereador, com amplo apoio dos moradores.
Guto Volpi leva proposta de governo ao Centro Alto nesta quinta-feira (26)
O prefeito e candidato à reeleição, Guto Volpi (PL), esteve nesta quinta-feira (26/9) no Centro Alto de Ribeirão Pires para caminhada ao lado de apoiadores e de seu vice, Rubão Fernandes (Republicanos). Guto garantiu a continuidade dos investimentos para a região, como ampliação da pavimentação das vias e a conclusão do Viaduto Estaiado, a fim de mais mobilidade para a região.
Eduardo Leite se compromete a ampliar entrega de escrituras em Santo André
Ao lado de sua vice, Dra. Fabiana Marangoni, o candidato a prefeito de Santo André, Eduardo Leite (PSB), percorreu ruas de bairros considerados “esquecidos” pelo atual governo. Em dia de intensa agenda e cercado por candidatos a vereadores da coligação ‘Pra Santo André Avançar Ainda Mais’, o pessedista percorreu, pela manhã, as ruas do Centreville e do Jardim Marek.
Fabio Palacio critica falta de agenda do governo atual contra o racismo e o preconceito
Candidato a prefeito de São Caetano, Fabio Palacio (Podemos, 20) se reuniu com representantes da comunidade negra da cidade e criticou a falta de políticas públicas da atual gestão para combater o preconceito racial e para liderar uma agenda realmente inclusiva no município.
Gilvan destaca propostas para a Cultura e propõe importantes obras em 2025
Gilvan Júnior (PSDB), candidato a prefeito de Santo André, apresentou durante a agenda desta quinta-feira (26) suas ideias para o setor cultural. Ele se comprometeu a dar sequência ao trabalho realizado pelo prefeito Paulo Serra e entregar grandes obras, como a reforma do Museu de Santo André, da Casa da Palavra e descentralizar as atividades levando atrações aos bairros.