
Vencedor da 8ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, o espetáculo ‘Levante’ chega a Santo André com três apresentações gratuitas. Serão nos próximos dias 9 e 10 de outubro, quarta-feira, às 20h e quinta-feira, às 18h e 20h, no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Terezinha).
A sessão das 18h do dia 10 de outubro (quinta-feira) é acessível em libras e audiodescrição e conta com bate-papo do elenco com o público após a apresentação.
No ano em que se completa 60 anos do golpe militar no Brasil, “Levante” mostra a história de amor e resistência de dois casais de mulheres brasileiras em diferentes tempos. Enquanto duas vivem os principais atos do movimento lésbica-feminista nos anos 1980, durante a ditadura civil militar, as outras passam por situações semelhantes nos tempos atuais.
“Levante” também traz a recuperação histórica de mulheres lésbicas artistas e ativistas do período da ditadura, como Cassandra Rios e Rosely Roth. Cassandra foi a escritora mais censurada durante a ditadura civil militar (36 dos seus 50 livros foram censurados), e ainda assim foi a primeira escritora brasileira a vender mais de um milhão de cópias de livros, superando na época escritores como Jorge Amado e Clarice Lispector. Já Rosely Roth foi uma das mais importantes ativistas lésbicas do período, sendo destaque no Levante no Ferro’s Bar quando subiu em uma cadeira no dia da invasão do bar e discursou contra o preconceito e a violência.
Além de ser a autora de ‘Levante’, a criadora da peça Andrezza Czech também é a idealizadora da montagem e está em cena ao lado das atrizes Jéssica Barbosa (indicada ao prêmio Shell de Teatro 2023 como melhor atriz por Em Busca de Judith), Julianna Gerais e Sol Faganello. A peça possui uma equipe artística inteiramente formada por lésbicas, bissexuais, pansexuais, transmasculines e pessoas não-binárias.