Incentivar o empreendedorismo feminino abre uma variedade de possibilidades de mulheres que buscam alavancar o seu negócio, seja ele independente do segmento. Como parte desse movimento, a Braskem promoveu o Programa Empreendedoras, criado para promover o desenvolvimento local e aumentar a empregabilidade por meio do empreendedorismo social, concluindo sua 5ª edição com 45 mulheres formadas.
Destinada às mulheres residentes na região próxima ao Polo Petroquímico do ABC (Mauá, Santo André e bairro São Rafael em São Paulo), a iniciativa contribui com a economia regional por meio da parceria com a ‘’Empreende Aí’’, escola de negócios da periferia que desenvolve a mentalidade e o comportamento empreendedor por meio da metodologia do curso ‘’Despertando o Empreendedor’’. Em entrevista ao RDtv, a gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, Alexandra Calixto Gioso, comenta sobre o sucesso da ação e apresenta alguns cases que tiveram seus negócios potencializados, como o caso de Viviane Romero de Paula, diretora do Delícias Las Ticas, e da diretora da Flor de Salsa – Festas e Eventos, Michelle Gonçalves Moreira.
A ação promovida pela Braskem é totalmente gratuita e acolhe mulheres que possuem ou desejam abrir o próprio negócio, que buscam conhecimentos nas áreas que envolvem a vida do empreendedor, como na parte de finanças, marketing e publicidade, logística, entre outros.
“O interessante desse projeto é que, mesmo em sua quinta edição, surpreende a Braskem com a qualidade e particularidade de cada negócio, ensinando não somente as empreendedoras mas também os colaboradores da empresa”, diz Alexandra. No programa, participaram empresas com segmento especialmente na área alimentícia e artesanatos, bem como em outros nichos como moda, saúde e bem-estar, consultoria, marketing, beleza e transportadoras.
Desde seu início em 2019, o Programa Empreendedoras Braskem já formou mais de 150 mulheres em suas cinco edições, com um total de mais de 1,5 mil inscritas. Para participar, a aluna não precisa ter negócios estabelecidos, mas interesse em empreender, formal ou informalmente, e que busque crescimento profissional e pessoal.
“A pandemia da covid-19 foi um divisor de águas que nos mostrou a importância de fortalecer o empreendedorismo das comunidades na qual a Braskem é vizinha. Sempre atuamos de modo a favorecer as pessoas ao nosso redor no que pudemos, e dar essa atenção para as mulheres voltada aos negócios foi uma faísca que nos mantém persistentes desde 2019 para ajudar essas pessoas”, comenta a executiva. Além disso, reforça que o propósito da ação também envolve mostrar às mulheres que é possível tornar um negócio viável com capacitação, superando todos os estigmas e preconceitos.
Delícias Las Ticas
Com 45 empreendedoras formadas no curso, as mesmas adquiriram conhecimentos sobre áreas de seus próprios negócios que nem elas sabiam. Por vezes, o que faltava era a parte financeira e gestão empresarial, em outros casos, o jeito certo de divulgar os seus produtos nas redes sociais para potencializar as suas vendas, seja para o cliente físico ou corporativo.
“Há dois anos comecei com o Delícias Las Ticas e passei por um momento conturbado na minha vida, tanto que digo que a criação desse negócio partiu da dor. Debilitada por sofrer de AVC, após ser infectada pela covid-19, me senti sem condições de seguir com o meu trabalho na época, que era CLT em um banco. Por esse motivo, busquei me especializar no empreendedorismo para montar o meu próprio negócio”, comenta Viviane. Segundo ela, sempre buscou se especializar mais no produto do que na parte macro da empresa, envolvendo a parte financeira e a gestão em si, sendo esta a parte agregadora do programa da Braskem para o seu desenvolvimento.

No Delícias Las Ticas são oferecidas geleias e antepastos a base de produtos sem conservantes, com opções zero açúcar. Além disso, também oferece uma linha de doces e queijos de minas, com vendas através do Instagram @laa.ticas e pelo telefone (11) 99309-0747, com opções de entrega e degustação antes mesmo de comprar o produto final.
Flor de Salsa
Já no caso de Michelle, diretora da Flor de Salsa – Festas e Eventos, a criação de seu negócio também surgiu de uma necessidade durante a sua pandemia, porém, o nascimento de seu filho, fazendo com que ficasse mais em casa e valorizasse a sua relação familiar. “Na pandemia, lidava com o negócio de forma secundária, pois trabalhava com administração hospitalar. Desde janeiro passei a me dedicar mais a Flor de Salsa, e demorou um pouco para entender que aquilo era a minha realidade, depois de 17 anos trabalhando como CLT”, explica.
Michelle comenta que o programa mostrou a ela partes precisas de cada componente de uma empresa, o que foi extremamente importante e valioso para sua jornada até a conclusão de sua formação. “Quando empreendemos por empreender nos entendemos como amadores, mas quando uma ação como essa chega até nós, nos tornamos profissionais no assunto”. Além de conhecimento, reforça que o projeto foi importante para criar laços com outras empreenderas.
A Flor de Salsa – Festas e Eventos realiza celebrações corporativas e para pessoas físicas em, diversas temáticas, oferecendo uma variedade de cardápios entre nordestino, mexicano, mineiro e principalmente infantil. A empresa oferece seus serviços através do Instagram @flordesalsa.oficial ou através do telefone (11) 98957-9290.
Os dois projetos, Delícias Las Ticas e Flor de Salsa, além da Pagani Aroma e Arte, foram selecionados pela Braskem com uma premiação além de se tornarem parte de chamamentos de eventos futuros da empresa. “Já pretendemos realizar uma sexta edição em 2025, ainda sem data certa. Mas por chegarmos tão longe com essa edição, que trouxe negócios tão particulares e valiosos, estamos determinados a potencializar o negócios das comunidades no entorno da Braskem para fomentar o empreendedorismo principalmente entre as mulheres”, comenta Alexandra.