
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos ao comando das prefeituras do ABC. A vigésima quarta reportagem traz as promessas do candidato a prefeito em Mauá, Sargento Simões (PL). O prefeiturável aposta em investimentos em transparência na gestão para evitar corrupção e dar base para medidas que considera como “inovadoras” para a eficiência da gestão, caso seja eleito.
Simões defende a implementação de diversas plataformas virtuais que possam dar maior acesso aos gastos públicos, os contratos e as licitações, com a criação de relatórios periódicos de prestação de contas. Também promete criar programas de capacitação dos servidores e ações para valorização do funcionalismo.
Além disso, aposta em mecanismos de comunicação e participação da população com a Administração Pública, incluindo a Ouvidoria Municipal. Outra proposta é a realização de consultas públicas e audiências comunitárias para envolver os cidadãos na tomada de decisões.
Na Saúde, o candidato defende a realização de uma auditoria abrangente nos projetos da área. “Nosso objetivo é reestruturar o SUS local para aumentar a produtividade e assegurar a captação de recursos estaduais e federais. Também iremos regularizar e formalizar os contratos com Organizações Sociais de Saúde, priorizando a expansão da UTI Pediátrica”.
O prefeiturável propõe a construção do Hospital da Mulher, a partir de um trabalho colaborativo junto as esferas estadual e federal. O local contaria com serviços como parto humanizado, prevenção de doenças ginecológicas, e incentivo para práticas esportivas e terapêuticas.
Na Segurança, Simões propõe o fortalecimento do Programa de Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica, a modernização da Central de Atendimento, a criação do Núcleo de Mediação Comunitária para a promoção da paz e a resolução de conflitos. Sobre a GCM, o candidato quer a realização de um concurso público para a ampliação do efetivo, treinamento especializado e equipamentos mais modernos.
Sobre a Educação, o prefeiturável defende parcerias com profissionais da Saúde para dar suporte às famílias de crianças com necessidades especiais, além da ampliação de recursos multidisciplinares e transporte escolar gratuito para este mesmo grupo.
Outra proposta é a criação do Programa Creche Noturna, visando atender aos pais que trabalham ou estudam durante a noite e que não contam com locais para deixar seus filhos. Também quer fortalecer parcerias com artistas locais para levar arte, teatro e música para as escolas. Outra promessa é a criação de um plano educacional visando a educação financeira.
Em relação do Desenvolvimento Econômico, Sargento Simões quer criar programas de incentivos fiscais e subsídios para empresas que adotem práticas mais sustentáveis. Ainda nesta linha, propõe a reestruturação do Condomínio Industrial Barão de Mauá para incluir tecnologias verdes e outras ações ecológicas.
O candidato também defende a promoção de clusters de inovação e tecnologia, incentivo startups e empresas de base tecnológica que desenvolvam soluções sustentáveis para desafios urbanos. Quer investir na capacitação profissional para setores considerados emergentes e sustentáveis, além do desenvolvimento de uma melhor infraestrutura na cidade.
Confira abaixo o plano de governo do candidato a prefeito em Mauá, Sargento Simões (PL):