
A geração de empregos na cidade de Diadema (que vinha em queda acentuada desde 2011 e só voltou a se recuperar a partir de 2021) atingiu 30.355 vagas em 2024 e desligou, no mesmo período, 27.510 trabalhadores, gerando um saldo positivo de 2.845 postos de trabalho, superando os postos gerados em 2023. Dados são do Novo Caged, indicador do Ministério do Trabalho que mapeia essas informações.
O setor industrial foi o que mais empregou, com 1.722 vagas, seguido de longe pelos setores de Construção, Comércio e Serviços. Do total de 568 vagas geradas apenas no mês de agosto, 270 (48%) foram em Indústrias, apontando o setor como grande responsável pela diminuição do desemprego na cidade. A Economia Solidária e os empreendedores populares também colaboraram com esse aumento no emprego, com mais de 26 mil MEI (Microempreendedores Individuais) ativos em Diadema.
O aumento no número de empregos formais e as projeções positivas para o PIB demonstram o potencial econômico do município, uma vez que a expansão do capital é importante para o crescimento sustentável da indústria. Diadema, assim, tem a oportunidade de fortalecer sua economia, garantir a criação de empregos de qualidade e consolidar sua posição como importante polo industrial na região.
A Prefeitura também apontou a nova lei de incentivos fiscais e a atuação do Polo Cosmético e do Emprega Diadema como aceleradores na geração de trabalho e renda no município.