
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos a prefeito na região. A vigésima oitava matéria traz os planos e projetos do postulante ao comando da Prefeitura de Santo André, Coronel Sardano (Novo). No documento protocolado no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prefeiturável não esconde sua preocupação em relação ao legado da atual gestão andreense e aponta corte de gastos como um dos pontos para manter os investimentos na cidade.
“Promoveremos um radical corte no número de cargos comissionados, eliminando o apadrinhamento político na indicação desses funcionários, organizando o governo a partir de profissionais qualificados e selecionados prioritariamente dentro do quadro dos atuais servidores”, escreve Sardano ao retratar que quer fazer uma gestão “despida de vaidades e compromissos casuísticos”.
Ainda sobre a gestão, Coronel Sardano quer criar uma Agência Reguladora “para fiscalizar a prestação de serviços das autarquias e das atividades privatizadas ou que, por qualquer razão, sejam entregues a iniciativa privada”, além da criação da Corregedoria Municipal com poder de fiscalização.
Na área de Segurança, o ex-secretário da pasta promete a instalação da Inspetoria de Operações Especiais da GCM (Guarda Civil Municipal) na Vila Guiomar. A ideia é que o local seja ocupado para “afastar” os problemas de segurança nas imediações. Dará continuidade aos estudos para a implantação da aposentadoria especial para a Guarda. Quer a ampliação da Patrulha Maria da Penha e da própria GCM.
Sobre a Saúde, Sardano propõe a implantação de programas específicos para grupos vulneráveis (idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência e população em situação de rua). Também quer maiores investimentos em medicina preventiva e da família. Promete criar um programa de palestras em escolas para associar saúde e educação para a prevenção em relação as drogas e cigarro eletrônico.
Ainda nesta área, o candidato promete “eliminar toda e qualquer interferência política nas filas de exames, consultas e procedimentos, de modo que as prioridades sejam exclusivamente estabelecidas pelo critério técnico”.
Em relação a mobilidade urbana, quer criar um programa permanente de manutenção do pavimento, a realização de amplos estudos para criar uma terceira ligação com o segundo subdistrito e a avenida do Estado, a ampliação da fiscalização sobre o uso indevido de vagas de idosos e deficientes, a criação de um programa permanente de recolhimento de veículos abandonados e implantar mais sistemas de semáforos inteligentes nos grandes corredores.
Para o Esporte e Lazer o candidato fala na criação, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), de um centro de treinamento olímpico e paralímpico na cidade. Também quer criar um Parque Linear na avenida Firestone. Além disso, fala sobre revitalização dos parques municipais e a implantação do programa TEAtivo.
Confira abaixo o plano de governo do candidato a prefeito em Santo André, Coronel Sardano (Novo):