
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos ao comando das sete prefeituras da região. A trigésima segunda matéria traz as promessas e ações do candidato a prefeito em Santo André, Eduardo Leite (PSB). No documento protocolado no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prefeiturável aponta a necessidade de inovação na Administração para superar desafios, entre eles, o nível de endividamento.
Para a Educação o candidato promete o desenvolvimento de um plano de metas para a implementação de escolas de tempo integral até o ano de 2030. Quer incorporar novas tecnologias para o aprendizado. Também propõe a melhora do sistema de vigilância e investir na infraestrutura das escolas garantindo espaços adequados para todos. Outra promessa nesta área é que mais 1 mil vagas em creches serão criadas. Quer incluir a Educação Financeira como disciplina nas escolas.
Na Saúde, Eduardo defende a implementação da telemedicina, o desenvolvimento de um programa de saúde preventiva, a ampliação ao acesso aos serviços de saúde mental e de saúda da família. Sobre a infraestrutura, promete a construção de um hospital de retaguarda no segundo subdistrito, e a ampliação e fortalecimento do Hospital da Mulher.
Na Assistência Social promete criar um CRAS no Jardim Carla, e ampliar e fortalecer as unidades do CREAS. Também promete auxílio aluguel para jovens desabrigados, a integração das políticas de segurança alimentar com as de assistência social. Para as pessoas idosas, promete criar três Centros de Referência da Pessoa Idosa e investir em acessibilidade nas vias públicas. Além da criação da Faculdade da Terceira Idade.
No setor de Desenvolvimento Urbano, o candidato propõe a criação de duas subprefeituras, uma para o segundo subdistrito e outra para a região da Vila Luzita. Outra proposta é a revisão do Plano Diretor para incluir diretrizes de sustentabilidade e eficiência energética. A implantação de novas políticas de coleta seletiva e reciclagem, além de ações para o uso de energia renovável nos prédios públicos e incentivos da mesma prática na iniciativa privada.
Para o Transporte Público, Eduardo Leite promete o programa Tarifa Zero para os finais de semana, a integração entre os mais diversos modais, a implantação de corredores exclusivos para o transporte público e a integração com os demais municípios.
Sobre a Segurança Pública, o prefeiturável defende a criação do Programa Ponto Seguro, visando a segurança das pessoas nos pontos de ônibus. O Programa Educacional de Conscientização Vida e Paz, neste caso visando as escolas. Programas para atendimento às pessoas com problemas com a dependência química e de proteção às mulheres contra a violência doméstica.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito em Santo André, Eduardo Leite (PSB):