
A Estância Turística de Ribeirão Pires escolhe neste domingo (06/10), o seu novo prefeito, menos de dois anos após a eleição suplementar. Um pouco mais de 85 mil eleitores terão a disposição 208 candidatos a vereador para ocupar as 17 cadeiras disponíveis. Quatro chapas foram formadas para a disputa pelo comando da Prefeitura. O cenário de polarização visto na eleição suplementar de 2022 foi repetido em 2024.
A disputa entre o atual prefeito Guto Volpi (PL) e o ex-vice-prefeito Gabriel Roncon (PP) dominou o cenário eleitoral, assim como aconteceu em dezembro de 2022. Os dois candidatos dominaram as pesquisas eleitorais e protagonizaram momentos tensos na campanha, inclusive com situações de violência entre seus apoiadores, mesmo no último dia de campanha, sábado (05/10).
Enquanto isso, Renato Foresto (PT) e Ricardo Abilio (Novo) realizaram uma campanha mais calma, sem problemas com outros militantes e conseguiram focar em suas promessas e ações para angariar alguns votos e tentar furar a bolha neste turno único no município.
Clima quente
Além dos momentos tensos nas vias públicas, Volpi e Roncon também travaram disputas judiciais. A principal delas está no pedido de Gabriel para que a Justiça Eleitoral possa impugnar a candidatura de Guto. O cenário é o mesmo da eleição suplementar. O ex-vice-prefeito considera que Guto assumiu logo após seu pai, Clovis Volpi (PL), o que não é permitido por lei.
Em 2022, a justiça considerou que com a cassação do mandato de Volpi por causa de uma conta rejeitada durante sua penúltima gestão, Guto estaria sucedendo Kiko Teixeira no comando da Prefeitura, o que permitiu sua participação na eleição.
Promessas
Gabriel Roncon prometeu o fim da taxa de lixo na cidade , pois considera que a cobrança não é necessária e que é possível realizar os serviços de limpeza com o orçamento da cidade, e defendeu a estadualização do hospital Ribeirão Pires (anteriormente conhecido como Santa Luzia).
Guto Volpi aposta no modelo de continuidade, visando o maior uso da tecnologia em diversas áreas como Saúde, Educação e Segurança. Também defendeu a continuidade das obras estruturantes na cidade, entre elas, a do hospital que foi inaugurada em partes durante a campanha.
Renato Foresto prometeu a construção de um CEU (Centro Educacional Unificado) a partir de uma parceria com o Governo Federal. O “sonho” é que o novo equipamento seja construído na região central. Além disso, prometeu a construção de Unidades Básicas de Saúde em locais que não contam com o atendimento próximo.
Ricardo Abilio também defendeu a estadualização do novo hospital e foca suas promessas na área da Saúde, principalmente no uso de tecnologia para melhorar a gestão. Além disso, aponta a necessidade de mais investimentos para o atendimento de crianças e adolescentes com autismo.
Acesse aqui a série de reportagens completa e confira as propostas de cada candidato:
Ribeirão Pires
Guto Volpi ressalta a continuidade de projetos e obras em Ribeirão Pires
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3495704
Gabriel Roncon inicia plano de governo prometendo o fim da taxa do lixo
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3489497
Renato Foresto aponta debate público como base de seu plano em Ribeirão Pires
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3514537
Ricardo Abílio foca plano de governo na busca do desenvolvimento de Ribeirão Pires
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3515189