ABC - segunda-feira , 21 de abril de 2025

Transporte de passageiros cai 0,8% em agosto, diz IBGE; transporte de cargas fica estável

O transporte de passageiros caiu 0,8% em agosto ante julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o segmento opera 1,6% abaixo do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. O transporte de passageiros ainda opera 23,9% aquém do pico alcançado em fevereiro de 2014.

Já o transporte de cargas teve estabilidade (0,0%) em agosto ante julho. O segmento opera 32,6% acima do pré-pandemia. O transporte de cargas funciona em patamar 7,7% abaixo do recorde alcançado em julho de 2023.

Newsletter RD

As séries históricas do transporte de cargas e passageiros têm início em janeiro de 2011, com resultados apenas para o agregado do Brasil, sem dados regionais.

Na comparação com agosto de 2023, o transporte de passageiros encolheu 1,9% em agosto de 2024, enquanto o transporte de cargas diminuiu 5,5%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes