
Após a intensa chuva e os ventos fortes que afetaram a Grande São Paulo, a Enel Distribuição anunciou neste sábado (12/10) que não tem previsão para restabelecer o fornecimento de energia nas cidades do ABC. Pelo menos 1,6 milhão de consumidores continuam sem luz, inclusive nas cidades de Ribeirão Pires, Santo André, Diadema e São Bernardo.
Uma moradora do Centro Alto de Ribeirão Pires, que prefere não ser identificada, relatou que, segundo a Enel, a previsão para a retomada da energia elétrica é na segunda-feira (14/10). “Liguei para a Enel e, inicialmente, disseram que a energia seria retomada ainda hoje (sábado), mas depois informaram que deve voltar apenas na segunda. Como ficamos dois dias sem energia elétrica?”, questiona.
Mauro Soares Veiga, morador de Jordanópolis, em São Bernardo, expressa sua preocupação com a saúde de sua mãe, que é acamada e necessita de cuidados especiais e medicamentos refrigerados. Devido à falta de energia em sua casa, ele precisou levá-la para a casa de sua prima, em São Caetano, para que pudesse tomar banho e manter os remédios na geladeira. “O remédio da minha mãe custa pouco mais de R$ 400, e não podemos perdê-lo por falta de luz. Foi um transtorno levá-la até lá, e ainda tivemos que pagar um táxi, tudo isso porque a Enel não sabe quando a energia voltará e ela não pode ficar sem assistência”, reclama.
Sem previsão de restabelecimento da energia, Veiga comenta que sua mãe deve permanecer em São Caetano. “Não tem como voltar para casa sem energia elétrica. Minha mãe depende dos medicamentos e de uma higiene diária rigorosa. Agora, não podem demorar dois dias para resolver o problema”, afirma. Segundo Veiga, dois chamados foram abertos sobre o caso, mas até agora não houve nova atualização sobre a retomada de energia elétrica em seu bairro.
Em nota, a Enel informa que restabeleceu a energia para cerca de 500 mil clientes, após a forte chuva do que atingiu a área de concessão à noite de ontem. Às 20h, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado, sendo que, no momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados.
De imediato, a companhia acionou um plano de emergência e cerca de 800 equipes (1,6 mil técnicos) estão em campo. Ao longo deste sábado (12/10), a empresa mobilizará cerca de 2.500 técnicos. Em alguns locais, trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir quilômetros de rede, trocar postes, transformadores e outros equipamentos. “A companhia está disponibilizando cerca de 500 geradores para os casos mais críticos e reforçou os canais de atendimento”, informa.
Além disso, dois helicópteros percorrem as linhas de alta tensão para identificar falhas em locais de difícil acesso.
A orientação da empresa é que os clientes priorizem os canais digitais para abrirem chamados. É possível enviar um SMS gratuitamente, com mensagem de texto “luz” e o número da instalação que está sem energia, exemplo: luz 012345678.