Pela segunda vez, em quatro eleições, Pery Cartola (Cidadania) foi o vereador mais votado na cidade. Em 2024 foram conquistados 9.915 votos, um crescimento de 11,8% no comparativo com 2020 e de 178% no comparativo com 2012, sua primeira eleição. Ao RDtv, o parlamentar não negou a possibilidade de ir em busca de um “sonho” pessoal: o de ser deputado assim com seu pai, Waldir Cartola (morto em 2020).
“Nesses últimos três processos, eu senti que a urna está me empurrando. Ela está me empurrando, ela está me mandando sinais. E eu vou receber esse sinal com o maior carinho do mundo. Seja para disputar uma eleição em 2026 ou uma eleição em 2028. Eu acho que chegou o momento de eu tentar realizar o sonho da minha vida, que é tentar ser deputado estadual ou deputado federal. Eu gostaria muito de ser deputado, assim como meu pai foi, e esse é o sonho que eu tenho na vida”, disse Pery.
Pery foi o mais votado em 2016 após conquistar 7.540 votos. Foi presidente da Câmara e depois líder de governo. Em 2020 foi o segundo mais votado com 8.865 votos. Acabou seguindo para o primeiro escalão e atuou como secretário da Pessoa com Deficiência.
Apesar do “sonho futuro”, o foco de Cartola é o segundo turno da eleição de 2024. Apoiador de Alex Manente (Cidadania), o vereador considera que o apoiado emplacará seu primeiro mandato como prefeito. Para ajudar, Pery deixou de lado o descanso e focou no processo de ajuda ao aliado.

“Estou me dedicando, não descansei, não fui viajar, continuo fazendo os eventos de final de semana, os eventos diários, estou fazendo o meu melhor, sabe? Tentando juntar os agradecimentos que eu fiz a todos, um a um, através do WhatsApp, respondendo mensagem de voz e não de texto. Estou pegando o volume da demanda reprimida do meu trabalho, pegando a campanha do Alex e estou trabalhando aos finais de semana. Então, para tentar colocar ele no primeiro lugar e se tornar prefeito de São Bernardo”, aponta.
Questionado sobre o que fará a diferença na disputa de segundo turno entre Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente, Cartola aponta que a busca pelos votos dos que se abstiveram na primeira etapa, algo que considera que será primordial para a definição de uma eleição considerada como apertada.
No primeiro turno, 167.365 eleitores em São Bernardo não votaram, o equivale a 26,03% do eleitorado. Outras 37.549 anularam o voto e 20.516 votaram em branco. Este grupo que soma 225.430 eleitores é um pouco menor do que a soma dos votos obtidos pelos dois candidatos que seguem na disputa (230.284).