
Um cavalo abandonado tem causado preocupação entre os moradores da rua Jonas Sakalauskas, no Parque Alvorada, em Mauá. O animal, que aparenta estar visivelmente magro e mancando, tem sido visto há dias revirando o lixo em busca de alimento.
A situação gerou apelos por cuidados e assistência veterinária, mas o cavalo continua a perambular pela região sem que o proprietário tenha sido localizado.
O ocorrido, inclusive, levantou discussões nas redes sociais sobre a necessidade de políticas públicas para o bem-estar animal, além da importância da conscientização sobre a posse responsável. Os moradores têm se mobilizado para buscar ajuda.
Em nota, a Prefeitura de Mauá informa que enviará fiscais da Causa Animal e o CPA Móvel ao local para tentar localizar o animal. Se o cavalo for encontrado, será examinado, para ver a necessidade de receber mais cuidados, inclusive medicado. Também será feita a tentativa de identificar o tutor do animal.
Caso não seja encontrado, o cavalo será levado ao CPA Adoções e permanecerá por até 15 dias, para aguardar um possível tutor se apresentar. Se isso não ocorrer, o animal ficará disponível para adoção.
O que fazer nestes casos?
No caso de avistar cavalos ou demais animais abandonados, é importante seguir as seguintes recomendações:
- Notificar as autoridades: entre em contato com a prefeitura, a Secretaria de Saúde ou o Centro de Zoonoses da sua cidade. Informe sobre a situação para que possam tomar providências.
- Assistência veterinária: se o animal parecer estar machucado ou doente, tente contatar um veterinário. Algumas ONGs têm veterinários parceiros que podem ajudar.
- Mobilização: converse com os vizinhos e outros moradores da área para mobilizar apoio. A união pode ajudar a acelerar a ajuda ao animal.