A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) terá eleições em 21 de novembro, para definição das respectivas diretorias executivas. Aqueles que querem disputar o pleito precisam inscrever suas chapas até 22 de outubro. Na 38ª subseção, em Santo André, o atual presidente Leonardo Dominiqueli lidera a única chapa inscrita até o momento. Em entrevista ao RDtv desta quinta-feira (17/10), ao lado da atual secretária-geral e candidata a vice-presidente, Mirian Bazote, o líder da advocacia andreense relatou suas propostas visando apostar em tecnologia e conhecimento.
Uma das apostas é em cursos voltados para a inteligência artificial, algo que ocorreu nesta gestão e será ampliado, caso a chapa saia vencedora. Outra promessa é a ampliação do projeto OAB Qualifica, para aqueles advogados que ainda buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
“É um projeto muito bacana que eu convido a todos a conhecerem através do nosso site e através do aplicativo da OAB Santo André também. E investiremos também, principalmente, na questão de prerrogativas. Nós temos essas bases, esses pilares aí, como principais bases da nossa campanha para a reeleição, da nossa campanha para um projeto novo e de continuidade também”, disse o presidente.
As prorrogativas citadas pelo presidente da OAB Santo André significam o livre acesso “nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prisões, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presença de seus titulares”. Mirian aponta que tal garantia é um dos grandes desafios da advocacia.

“A nossa atuação na prerrogativa aqui, o nosso representante, ele é muito atuante, ele é muito bom, mas o que a gente pretende? Na nossa nova gestão, é descentralizar, ter um atendimento para a justiça comum, para a justiça trabalhista, e para delegacias. Porque a gente está sentindo hoje que, às vezes, nós estamos sentindo a dificuldade de atendimento, porque são diversos pontos, a advocacia, ela está em todo lugar, ela não está só dentro do foro, ela está numa delegacia, ela está num cartório, ela está no INSS, E aí a ideia de descentralizar é para que o advogado seja atendido com mais rapidez, com mais eficiência”, explica.
Chapas
Dominiqueli lidera a chapa “Advocacia Mais Unida (oficialmente escrita sem espaço entre as palavras)”, que ainda tem Selma Tonoletto como candidata a secretária-geral, José Geraldo da Cunha como candidato a secretário-adjunto e Reinaldo Gonçalves como candidato a tesoureiro.
Até o fechamento desta matéria, em apenas uma cidade, Diadema, há duas chapas. A chapa “OAB Viva e Forte”, do atual presidente Renato Moreira Figueiredo, e a chapa de oposição “OAB por Todos”, que tem como candidato a presidência o atual tesoureiro, Ricardo André Barros de Moraes.
Em Mauá, a chapa única “OAB para Você” é liderada pela atual vice-presidente Ádrima Galvano. Em Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra, o atua vice-presidente Nilson Cesar da Costa lidera a chapa “Juntos pela Ordem”. E em São Bernardo, a atual vice-presidente Andrea de Castro Alves lidera a chapa “Coragem para Seguir em Frente”. A subseção de São Caetano é a única sem uma chapa inscrita até o momento.