
O espetáculo teatral “As Três Marias”, encenado pela Dupla Companhia, será apresentado, gratuitamente, nesta quarta-feira (30/10), em duas sessões – às 16h e às 19h30 – no Teatro Municipal de Mauá (rua Nadir Alves, 353 – Vila Noemia).
Com texto inédito de um dos maiores nomes da história da dramaturgia brasileira, Luís Alberto de Abreu, a peça “As Três Marias” conta a história de três gerações de uma família interiorana que vive às margens de um rio. As histórias no espetáculo são narradas e cantadas por um elenco que se multiplica às vistas do espectador e que dão vida a figuras que alargam o entendimento sobre a vida e a morte.
Mãe de 25 filhos, Maria Eugênia viu suas perspectivas de vida serem reduzidas ao domínio de um homem que a tornou refém de uma vida inglória. Lembrada até hoje pela família como uma das mulheres mais felizes que já conheceram, Maria Eugênia é o retrato de inúmeras Marias do Brasil e sua memória levanta um nevoeiro sobre as histórias de Maria de Lourdes e Maria Aparecida.
De acordo com Lucas Gonzaga, diretor e ator do espetáculo, a encenação passará por mais de 20 cidades até o fim de 2024, tendo como um dos destaques a frente de trabalho de acessibilidade. “Além da tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais, também ficam disponíveis os programas do espetáculo em Braille, além de audiodescrição e de tour sensorial para pessoas cegas e de baixa visão. Dessa forma reafirmamos nosso compromisso com um teatro para todas as pessoas”, afirma.
O espetáculo é uma produção original SESI-SP, e atualmente conta com fomento do Ministério da Cultura do governo federal e da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo, além do apoio da Prefeitura de Tatuí.