Após um ano promissor em 2023, com 850 mil entregas em todo o país, a rede Giuliana Flores mantém sua posição de liderança no e-commerce de flores na América Latina e pretende superar as vendas em 2024. Para isso, a empresa planeja alcançar 4 mil assinantes do Clube da Giu, seu serviço de assinatura, até o final de 2025, além de abrir franquias a partir de janeiro para fortalecer a presença da marca no cotidiano dos clientes.
Em entrevista ao RDtv, Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores, compartilha como transformou uma pequena loja de São Caetano em um dos maiores e-commerces de flores do Brasil, além de seus planos e perspectivas para o futuro. “Comecei a trabalhar aos 10 anos em uma pequena floricultura, varrendo o chão, molhando flores e raspando os espinhos das rosas. Logo percebi que poderia empreender e abri minha primeira loja em 1990. Desde então, temos expandido um negócio que vai além de flores”, afirma.
Desde 2020, a floricultura registrou aumento nas vendas por pedidos, saltando de 800 mil para 850 mil em 2023, representando um aumento de 6%. A meta para encerrar 2024 é atingir 860 mil entregas. Para alcançar os resultados, a empresa conta com nove lojas físicas (São Caetano, Santo André, Mooca, São Bernardo, Tatuapé, Guarulhos e Higienópolis, Perdizes, Moema) e quatro quiosques próprios, com a construção em andamento de outra unidade na Vila Nova Conceição, na capital paulista.
Clube da Giu
Somado à estratégia de se especializar no segmento, em outubro de 2023, a Giuliana Flores lançou o Clube da Giu. O projeto, que cresceu mais de 200% neste ano, é um serviço de assinatura com planos semanais, quinzenais e mensais, que oferece kits de plantas e itens exclusivos da loja. “Esse programa foi formulado antes da pandemia, mas foi engavetado. Em 2023, decidimos tirar esse projeto do papel para disponibilizar aos clientes como medida de garantir fidelidade e flores frescas sempre que desejarem”, comenta o executivo. Atualmente, o serviço conta com cerca de 900 assinantes.
Antes disponível apenas para moradores da cidade de São Paulo, em outubro, o serviço foi ampliado para atender também as cidades de São Caetano, São Bernardo, Santo André, Mauá, Guarulhos, Osasco, Barueri, Diadema, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Itapevi, Cotia, Taboão da Serra, São José dos Campos, Sorocaba, Mairinque, Jandira, Itapecerica da Serra, Cajamar, Campinas e Jundiaí.

O público majoritário do serviço é composto por mulheres, representando 60% dos assinantes. A iniciativa aumentou a visibilidade da marca e atraiu clientes, com 60% deles sendo novos consumidores. Além disso, o serviço tem adesão entre profissionais da saúde, como dentistas e psicólogos, evidenciando a influência positiva das plantas em ambientes formais, como consultórios.
Os kits incluem espécies selecionadas de acordo com o mês, um vaso exclusivo personalizado com o logo do Clube, sachê perfumado, flowerfood (supernutriente que prolonga a durabilidade das plantas), uma playlist no Spotify para o assinante mergulhar em um universo musical único, além de um embrulho especial com dicas, conteúdos e informações sobre a inspiração da caixa. A entrega do vaso de vidro transparente é exclusiva para a primeira assinatura dos planos semanais e quinzenais.
Planos para 2025
Segundo o executivo da Giuliana Flores, 2025 será um ano promissor para a companhia que já tem planos para aumentar ainda mais as vendas e o alcance entre seus clientes. Até o fim de 2025, espera-se que o Clube da Giu alcance 4 mil assinaturas fixas, além da ampliação do catálogo de produtos que atualmente conta com mais de 10 mil itens entre flores, chocolates, biscoitos e decoração.
Com pontapé em janeiro de 2025, Souza comenta sobre a expansão do negócio para modelo de franquia, para alcançar mais regiões do país, além de facilitar o contato com o cliente. “Antes de qualquer passo, estudamos as maneiras preferíveis que os nossos clientes realizam suas compras, seja por meio de canais digitais ou pelo contato físico na loja. A questão é que a franquia chega mais perto nosso consumidor que costuma comprar presencialmente, além de ampliar o fluxo de logística das entregas em todas as regiões possíveis”, comenta.
Para ver o catálogo de produtos da Giuliana Flores e realizar compras, basta acessar o site https://www.giulianaflores.com.br.