
Os taxistas do ABC já podem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas das verificações. A próxima está programada para ocorrer no período de 6 a 8 de novembro, quarta a sexta-feira, conforme horários disponíveis no sistema, sendo o ponto de partida à rua Senador Queiroz, em frente à praça Noemio Spada, Vila Scarpelli, em Santo André.
A ação é realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo.
Todos os serviços referentes a taxímetro devem ser agendados no site do Ipem-SP, tanto para “Verificação” como para “Outros Serviços”. Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.
O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.
– Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);
– Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2023;
– GRU quitada;
Fique de olho
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.
O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.