
A 7ª edição do curso de Ensino, Pesquisa e Extensão Africanidades por Elas, da UFABC, traz neste sábado (09/11), a segunda aula intitulada “Maracatu: Cultura Negra em tambores que ecoam e saias que giram pelo Brasil”.
O curso, que se concentra nas culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, com ênfase no papel das mulheres, também conta com a participação do Maracatu Bloco de Pedra, que fará uma apresentação de maracatu.
A aula será ministrada pelas Profªs Cláudia Aparecida Cesar Rezende e Maura Aparecida de Andrade Calheiros de Morais (Gpedh), que discutirão o maracatu como forma de resistência e preservação das tradições afro-brasileiras.
O curso, que já formou mais de 1.100 discentes desde sua criação, recebe apoio de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ivan Valente e do Vereador Ricardo Alvarez, com foco nos professores de Santo André. Atualmente, o curso conta com 953 inscritos, sendo 79% professores da Educação Básica e 88% mulheres. Além disso, a programação inclui temas como capoeira, contação de histórias e as vozes das culturas indígenas e negras.
As redes sociais do grupo são: