
A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) aplica, a partir da quarta-feira (13/11), as provas da edição 2024 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Participam do exame 1,5 milhão de estudantes de classes dos 2º e 5º (anos iniciais) e do 6º ao 9º (anos finais) do Ensino Fundamental matriculados na rede estadual, sendo 113 mil estudantes no ABC, matriculados na rede estadual de ensino que prestam o Saresp.
Para os anos iniciais, o foco do Saresp é a avaliação dos conteúdos de língua portuguesa e matemática. Para os anos finais, o exame inclui as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Há diferenças no formato de acordo com a etapa. Para alunos dos 2º e 5º anos, os estudantes respondem a questões em provas impressas. Para as classes do 6º ao 9º anos, o formato é 100% digital – em desktop, notebook e tablet. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia) e o horário de aplicação é o mesmo na qual o aluno está matriculado.
Além da bonificação a professores e equipe gestora, as unidades que atingirem as metas ouro e diamante recebem uma premiação. O valor varia de acordo com o número de alunos matriculados por unidade e o status da meta: ouro são R$ 50,00 por aluno e diamante são R$ 100,00 por aluno, com valores destinados aos grêmios estudantis. Os estudantes com notas igual ou superior a oito também serão reconhecidos com certificados por mérito.