
Atento às demandas do mercado de trabalho, o Senac EAD lançou 5 opções de pós-graduação nas áreas de: comunicação, design e gestão com foco em tecnologia da informação. As matrículas já estão abertas e terminam no dia 26 de janeiro de 2025, já que as primeiras turmas do ano iniciarão em 3 de fevereiro.
Em 2023, houve crescimento de 1,3% nas matrículas em cursos de especialização lato sensu no Brasil, representando 1,4 milhão de estudantes. A informação foi divulgada pelo relatório do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo).
Além disso, existem 2,1 mil instituições de ensino que ofertam cursos nas modalidades de pós-graduação, presenciais e na educação a distância. Vale acrescentar que entre os anos de 2021 e 2023, houve um aumento de 145%, no formato EAD.
Qual a contribuição da pós-graduação no currículo profissional?
Destacando outra informação do relatório desenvolvido pelo Semesp, foi realizada uma pesquisa por amostragem com 495 pessoas que já concluíram a formação em graduação. Mais de 64% dos respondentes afirmaram que desejam ingressar em uma pós-graduação lato sensu, enquanto 29,5% estão cursando ou já concluíram a especialização.
A coordenadora acadêmica das especializações lato sensu do Senac EAD, Zilma Maria de Carvalho, explica que, a maioria dos indivíduos que procura por essa modalidade de ensino tem um objetivo muito bem definido. Sendo assim, foram observados três tipos de perfis: o que busca novos conhecimentos para aumentar as chances de crescimento na organização, os que desejam mudar totalmente a área de atuação profissional e por último, os que decidiram empreender em algum modelo de negócio.
“É importante destacar que os cursos de especialização lato sensu tem menor duração e são voltados à prática profissional. Desse modo, o estudante consegue se aperfeiçoar na parte teórica e ampliar a visão sobre os requisitos práticos. Portanto, além implementar o que aprendeu no cotidiano de trabalho, se sente confortável em trocar experiências com os colegas e professores”, observa.
Comunicação
Gestão da Inovação nas Organizações: disponibiliza formação prática em ferramentas de inovação, como por exemplo: Design Thinking, Metodologias Ágeis e Análises de Dados. Com esse entendimento, o estudante aperfeiçoará técnicas, a fim de identificar oportunidades e implementar estratégias eficazes, convertendo ideias criativas em iniciativas práticas e bem-sucedidas.
Design
Neurodesign: experiências sensoriais em projetos de interiores: a especialização integra conhecimentos de neurociência, ambientes e design, de modo que o profissional possa analisar a relação pessoas e ambientes de maneira fundamentada e criar espaços que promovam o bem-estar físico e mental dos usuários. Nesse sentido, os estudantes aprenderão a explorar os fundamentos da neurociência nos projetos de interiores, em um cenário que a qualidade de vida e a sustentabilidade são cada vez mais valorizadas.
Gestão
Gestão de Pessoas: humanização e desenvolvimento organizacional: focado na humanização e desenvolvimento organizacional, o curso tem como pilares principais: gestão estratégica de pessoas e de times com alta performance. Além disso, esse novo curso atende as demandas atuais do mercado de trabalho, em que os gestores são desafiados a lidar com muitos dados e informações e serem competente em lidar com a diversidade e o comportamento humano. Por isso, todas as disciplinas do curso são perpassadas pelos aspectos da tecnologia e do desenvolvimento humanizado.
Marketing Inteligente: prepara o estudante para estruturar soluções criativas e tecnológicas, de modo propor ações de marketing conectadas às demandas do mundo digital. Desse modo, alguns dos temas abordados nas aulas são: a combinação de estudos de casos com foco em Marketing e Tecnologia (Martech), Ambiente Phigital, Marketing de Influência e Inteligência Artificial generativa.
Tecnologia da Informação
Direito Digital: novas tecnologias, privacidade e segurança da informação: oferecerá conhecimentos para compreensão dos desafios legais, técnicos e regulatórios, relacionados às tecnologias disruptivas: IA, IoT, Metaverso, Block Chain e Computação em Nuvem. Outros assuntos abordados na especialização se referem a questões essenciais para o direito digital, como por exemplo: direito para startups, proteção de dados pessoais e cibersegurança.
Saiba mais sobre as competências desenvolvidas em cada especialização e aproveite para verificar o edital e a política de descontos dos cursos oferecidos na modalidade a distância.