ABC - segunda-feira , 21 de abril de 2025

Dia da Consciência Negra movimenta o ABC com cultura e reflexão

ABC tem uma série de eventos que exaltam a cultura afro-brasileira e promovem reflexões sobre a igualdade racial (Foto: dIvulgação)

Neste feriado do Dia da Consciência Negra, quarta-feira (20/11), o ABC conta com série de eventos que exaltam a cultura afro-brasileira e promovem reflexões sobre a igualdade racial. Entre os destaques, Rio Grande da Serra realiza o 3º Festival Consciência Negra e uma Marcha pela Igualdade de Raças, enquanto Ribeirão Pires oferece shows de hip hop e samba na Vila do Doce.

Em Santo André, o Cine Theatro Carlos Gomes recebe debates e apresentações do “Novembro Negro”, e Diadema celebra com o Show da Consciência Negra, trazendo nomes como Fabiana Cozza e Bruna Black.

Newsletter RD

Veja a programação completa:

Rio Grande da Serra

O município celebra o Dia da Consciência Negra com o 3º Festival Consciência Negra, realizado na quarta-feira (20/11), a partir das 13h30, na Praça da Bíblia, localizada na avenida Francisco Morais Ramos. O evento contará com diversas apresentações culturais e exposições que destacam a cultura afro-brasileira. Em caso de chuva, o festival será transferido para a EMEB Rachel Silveira Monteiro.

Na sexta-feira (22/11) , às 9h30, será realizada uma palestra com Sheila Ventura sobre anemia falciforme no Salão do Fundo Social, localizado na rua do Progresso, nº 700, no Centro. Já no encerramento das atividades está a Marcha pela Igualdade de Raças que acontece domingo (24/11), com concentração às 9h30 no Parque dos Ipês e dispersão na Praça da Bíblia.

Ribeirão Pires

Ribeirão Pires apresenta programação diversa, com destaque para os shows do Grupo Hip Hop “Teoria”, às 15h, e Grupo de Samba “Miudinho”, às 16h30, no palco central da Vila do Doce, nesta quarta-feira (20/11). A cidade também promove edição especial do projeto “Patins na Tenda” no Complexo Ayrton Senna, das 18h às 22h, com patinação gratuita para todas as idades.

Além disso, nos CRAS municipais, ocorrem oficinas de afroempreendedorismo, rodas de conversa e relançamento das Oficinas do Capoeirando na Melhor Idade, entre os dias 18 e 26 de novembro, fortalecendo o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Participação e Inclusão Social seguirá o seguinte cronograma: CRAS Jardim Caçula (dia 18, às 13h), CRAS Central (dia 19, às 14h), CRAS Ouro Fino (dia 21, às 14h) e CRAS Quarta Divisão (dia 22, às 9h).

Santo André

O Cine Theatro Carlos Gomes é o palco das atividades do “Novembro Negro” no dia 20 de novembro, com início às 15h, com a apresentação do projeto “Viola de Papo”. Às 17h, o Fórum Preto promove diálogos sobre igualdade racial e fortalecimento de políticas públicas. À noite, ocorrem a pré-estreia do documentário “Enéas – A Vida na Enézima Potência” (19h) e a exibição do curta “Quadro Torto” (20h30). Nos dias 23 e 24 de novembro, a Feira Isabel, na Praça do Carmo, reunirá artistas e empreendedores afro, com shows musicais e produtos culturais.

Diadema
A tradicional Kizomba – Festa da Raça chega à sua 23ª edição e celebra o Dia da Consciência Negra com o Show da Consciência Negra no dia 20 de novembro. A programação gratuita, que acontece na área externa do Centro Cultural Diadema, localizado na rua Graciosa, 300 – Centro, traz o cantor Sandro Luiz (15h), o trio Beto Criolo, Netão e DJ Elcin (17h), Bruna Black (19h) e Fabiana Cozza (20h). Além disso, o evento integra uma extensa agenda de 63 atividades culturais realizadas ao longo de novembro, incluindo oficinas, debates e apresentações que promovem a valorização da cultura afrodescendente.

São Bernardo

São Bernardo oferece uma série de eventos culturais gratuitos para celebrar a Semana da Consciência Negra, com opções musicais, exposições e contação de histórias. Confira as principais atrações:

Parque da Juventude (20/11): A partir das 13h, apresentações de reggae com Raul, rap com Mano Scofield e samba/reggae com Amoroso.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção (até 22/11): Exposição “Poemas & Pessoas Pretas”, que retrata o trabalho negro no Brasil e exibe cerâmicas artísticas. Visitas das 10h às 14h.

Bibliotecas Municipais (21/11): Contação de histórias com os livros O Mundo no Black Power (Biblioteca Guimarães Rosa, 14h30) e Minha Mãe é Negra Sim! (Biblioteca Érico Veríssimo, 14h40).

Chácara Silvestre (24/11): Visitas monitoradas (10h às 16h), aula de ritmos (10h) e show de samba com Keila Regina (16h).

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Mauá

Mauá terá a 19ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares, que celebra a cultura, a diversidade e a luta pela igualdade racial. Organizada por entidades sociais e com o apoio da Prefeitura, a marcha convida a população a participar de um dia repleto de atividades culturais e reflexivas.

A programação começa às 10h na Praça do Relógio, com a concentração inicial animada por um carro de som. Os participantes poderão se aquecer com a energia dos Filhos de Ghandi e assistir a uma roda de capoeira, manifestação que une arte, história e resistência. Ao meio-dia, o grupo segue em caminhada até a Praça da Bíblia, com ato simbólico de união e luta por igualdade. Durante a tarde e a noite, das 14h às 22h, a programação cultural se intensifica.

Dia da Consciência Negra

Instituído para homenagear Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil, o Dia da Consciência Negra busca promover a reflexão sobre a igualdade racial, o combate ao racismo e a valorização das contribuições da cultura africana à formação do País. A data, além de relembrar as lutas históricas, também é uma oportunidade para reforçar a importância de políticas públicas de inclusão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes