
O verão se aproxima e o aquecimento global intensifica as temperaturas. As mudanças climáticas extremas se tornam um desafio para motoristas e seus veículos. Com variações bruscas de temperatura, os sistemas internos dos automóveis podem ser comprometidos, e podem afetar a performance e a segurança nas estradas. Por isso, especialistas da AutoZone Brasil compartilham recomendações essenciais para proteger seu carro e enfrentar condições climáticas imprevisíveis.
“Altas temperaturas podem levar a diversos problemas nos sistemas internos do veículo. Componentes como radiadores e sistemas de ar-condicionado passam a trabalhar em dobro para manter a eficiência, e os pneus sofrem maior desgaste devido ao aumento da pressão interna causada pelo calor”, explica o time da AutoZone Brasil.
Veja abaixo 6 dicas:
Verifique o sistema de ar-condicionado: antes das altas temperaturas se instalarem, revise o funcionamento do ar-condicionado. Garanta que as peças estejam em bom estado e que o gás refrigerante esteja na quantidade ideal. Manter o sistema limpo e funcional contribui para o conforto do motorista e passageiros.
Cuide do radiador e sistema de resfriamento:. certifique-se de que o nível de fluido de arrefecimento esteja adequado e, se necessário, realize a troca para evitar o superaquecimento do motor. Verificar o estado das mangueiras e conexões pode evitar vazamentos que afetam a eficiência do resfriamento. Muitas pessoas abastecem o radiador apenas com água de torneira, sendo mais eficiente o uso de fluidos adequados.
Monitore a pressão dos pneus: o calor pode aumentar a pressão dos pneus, o que eleva o risco de estouros e desgastes irregulares. Verifique regularmente a pressão e mantenha os pneus calibrados de acordo com as recomendações do fabricante.
Bateria do carro: Verifique regularmente a bateria, pois temperaturas extremas podem afetar sua performance. O calor pode evaporar o fluido da bateria, reduzindo sua eficiência e vida útil. Certifique-se de que os terminais estão limpos e bem fixados.
Palhetas do limpador de para-brisa: O calor intenso pode ressecar as palhetas do limpador de para-brisa, tornando-as menos eficazes em remover a água em caso de chuvas repentinas. Substitua as palhetas desgastadas e verifique se o reservatório de água está cheio.
Proteção contra raios UV: Use produtos de limpeza e cuidados com o carro com proteção UV e, se possível, utilize protetores de painel e estacionamentos cobertos. O sol intenso não só pode danificar a pintura, mas também afetar plásticos e borrachas internas, reduzindo a durabilidade do veículo.
Enchentes inesperadas: O calor intenso também pode gerar temporais com volumes de vento e água inesperados. Se for pego de surpresa em uma dessas enchentes e se houver qualquer possibilidade de haver água no óleo do motor ou no fluido da transmissão, não tente ligar o motor. Evite até mesmo dar a partida no motor, pois irá misturar a água com o óleo/fluido de transmissão, criando e distribuindo lama por todo o motor e transmissão – o que provavelmente exigirá a desmontagem completa para limpeza.
Segundo especialistas da AutoZone Brasil, é essencial que motoristas se antecipem e tomem medidas preventivas para evitar surpresas desagradáveis na estrada. O cuidado proativo com o carro pode fazer a diferença em manter a segurança, prolongar a vida útil do veículo e proporcionar viagens tranquilas. “Se você está planejando pegar a estrada ou apenas quer proteger seu carro das intensas mudanças climáticas, seguir essas dicas pode garantir que você esteja pronto para qualquer situação que o verão ou as grandes oscilações de temperatura possam trazer”, ressalta a empresa.