
O filme “O fio da espada”, do diretor Wei Li, lançado neste ano, abre a Mostra de Cinema Chinês do Cineclube ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo), que será realizada gratuitamente nesta sexta-feira (22/11) e na quarta-feira (27) no equipamento cultural A Casa, na avenida Industrial, 1.740 – bairro Campestre, em Santo André.
A produção conta a história do rei Liang, que no final conturbado da dinastia Tang, usurpa o trono e elimina secretamente os herdeiros. Tian Anye, um vendedor de carvão, se vê involuntariamente envolvido nessa trama. Em uma série de confrontos mortais, onde inimigos e aliados se confundem, os segredos de Tian Anye são revelados. A mostra é gratuita.
Na sequência, às 20h, ainda nesta sexta-feira, o público pode conferir o filme “Vidas comuns”, do diretor Yulin Liu, lançado em 2022. O filme é um retrato da China contemporânea, focado em personagens que lutam para sobreviver nas grandes cidades. O longa expõe a realidade complexa enfrentada por uma geração que se esforça diariamente para construir a vida, abordando o processo de frustração, renascimento e luta.
Na quarta-feira, às 18h, a mostra de cinema continua com o documentário “De trem-bala pela China”. Sem diretor especificado, o filme acompanha a jornada de um escritor americano que viaja pela maior rede de trens-bala do mundo, explorando a revolução ferroviária chinesa, desde os antigos trens verdes até o moderno Fuxing. O longa investiga o impacto dessas mudanças no turismo, nas entregas e na vida das cidades conectadas.
Logo depois, a produção “Sabores da Vida” encerra a mostra, às 20h. O filme explora os sabores do sudoeste da China e como eles refletem emoções e filosofias de vida nas refeições cotidianas. O documentário mergulha em tradições culturais, mostrando o papel que a comida desempenha nas relações familiares e no dia a dia.
A Mostra de Cinema Chinês é fruto da parceria da ELCV com o MIS (Museu da Imagem e do Som), por meio do programa Pontos MIS. A instituição paulista firmou parceria com o Instituto Confúcio São Paulo e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), o que proporcionou para as 125 cidades do programa Pontos MIS a oportunidade de apreciar a Mostra de Cinema Chinês, iniciativa que neste ano chega à sua nona edição.