
Há meses os moradores do Jardim Nakamura, em Rio Grande da Serra, aguardam as ligações oficiais de água e esgoto. Mesmo a prefeitura tendo enviado toda a documentação solicitada pela Sabesp, desde julho, a empresa de saneamento ainda não fez as ligações. São 76 famílias que anseiam pela instalação dos hidrômetros em suas casas. A Sabesp diz que só agora inicia o projeto para fazer as ligações. Indignados moradores fizeram protesto na terça-feira (19/11)
O drama destas famílias se arrasta na verdade há um ano e sete meses, desde quando a prefeitura desistiu da reintegração de posse da área ocupada. De lá para cá, os moradores se organizaram e a prefeitura deu seu aval e providenciou o reconhecimento do novo bairro. A prefeitura informou, em setembro, que já preparou todo o processo de arruamento do núcleo para a regularização fundiária. “Neste caso em específico, em que núcleo urbano passou pelas etapas de REURB, atualmente apenas as autorizações da prefeitura são suficientes. O cadastro está atualizado e são 76 moradias para atendimento”, diz nota que a prefeitura emitiu há dois meses.
Como nada aconteceu nestes dois meses os moradores casaram de esperar fizeram um manifesto na terça-feira (19/11) em frente à prefeitura e, de lá, foram para a Sabesp exigir uma posição da companhia de água. “A Sabesp fica dando desculpas. Tem ofício da prefeitura desde 19 de julho e até agora nada, ninguém nem foi até o bairro ver como é que serão feitas as ligações. Agora falaram que tem um desnível de dois degraus e também falaram de uns galhos de árvore em uma viela, é só enrolação, ficam empurrando para a prefeitura que empurra de volta para a Sabesp, e nós estamos sem água”, lamenta o morador Carlos Santos da Silva, que mora no bairro desde 2016 com a esposa e uma filha. Segundo ele há casas com até sete pessoas.
Em nota a Sabesp diz que só agora iniciou o projeto das ligações. Alegou que recebeu autorização da prefeitura nesta quinta-feira (21/11), contradizendo o que a prefeitura sustenta desde setembro de que a autorização já tinha sido dada naquela época. “A Sabesp informa que, após a conclusão dos estudos para regularização do Jardim Nakamura realizados pela Prefeitura de Rio Grande da Serra, recebeu hoje, 21 de novembro, a autorização ambiental necessária para dar início ao desenvolvimento dos projetos e à execução das obras de implantação das redes de água e esgoto. As obras começarão assim que os projetos forem finalizados”.