ABC - domingo , 27 de abril de 2025

Piscinão Jaboticabal ‘segurou’ 400 mil m³ de água em duas semanas; fica pronto em 2025

Equipamento tem capacidade de armazenamento de 900 mil m³ (Foto: Wilson Moço)

Previsto para ser entregue em dezembro de 2025, o Piscinão Jaboticabal, localizado na divisa entre São Caetano, São Bernardo e Capital, acumulou em torno de 400 mil m³ de água da chuva nas duas últimas semanas. A informação foi dada por engenheiros responsáveis pela obra nesta sexta-feira (22/11), quando o prefeito de São Bernardo (PSDB), Orlando Morando, e a deputada estadual Carla Morando (PSDB), foram ao local para verificar o andamento das obras, que estão a cargo da SP Águas, agência reguladora que substituiu o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica.

Considerado o maior da América Latina, com capacidade para armazenamento de 900 mil m³ de água, o que equivale a 360 piscinas olímpicas, o reservatório vai ocupar área de cerca de 150 mil m² – tem 700 metros de comprimento – e terá custo total estimado em R$ 401 milhões. A construção, que deverá beneficiar 1,5 milhão pessoas, foi iniciada no fim de 2021, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023, mas problemas judiciais em parte das desapropriações atrasaram o cronograma, segundo o Estado.

Newsletter RD

De acordo com os engenheiros, até agora foram concluídos 65% dos serviços, mas Orlando Morando considerou que já é possível avaliar que o piscinão mostra que poderá contribuir para acabar com as históricas enchentes que assolam pontos em várias cidades do ABC, sobretudo nas duas diretamente beneficiadas pela obra, São Bernardo e São Caetano. Até o momento, a estimativa é de que os caminhões já fizeram em torno de 50 mil viagens na retirada de terra, número que poderá chegar a 80 mil até o término dos serviços.

“Como vocês (imprensa) podem observar, já existe retenção de água proveniente das últimas chuvas. Isso não quer dizer que o piscinão está funcionando, mas já absorve, por gravidade, quase a metade da capacidade que terá quando estiver pronto. Então, isso nos traz a esperança de ter resolvido, definitivamente, o problema das enchentes, que durante décadas assolou São Bernardo e São Caetano”, disse Orlando Morando, de costas para um dos lagos formados pela água da chuva.

Legado histórico

Construção é demanda antiga na região (Foto: Wilson Moço)

A construção do Piscinão Jaboticabal é uma demanda antiga da região, que remonta há pelo menos 10 anos, e foi uma das principais bandeiras do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade da qual Orlando Morando foi presidente. “Fico muito feliz em saber que tivemos esse avanço importante no meu mandato de prefeito e será entregue no do Marcelo Lima, o próximo prefeito de São Bernardo, e do Tite Campanella, de São Caetano, mas naturalmente é um legado histórico para quem nasceu em São Bernardo, como eu”, comentou. Lembrou ainda que sua mulher, Carla, teve papel importante para tirar o projeto do papel na Assembleia Legislativa.

A deputada estadual lembrou que morava em São Caetano quando criança, próximo da região onde é construído o piscinão e que é um dos problemas da avenida Guido Aliberti. “Venho acompanhando essa obra desde o início, e a cada etapa a gente vê que tem evoluído bastante, é algo que vem se tornando realidade. É muito importante, a população do ABC espera isso há muitos anos. Eu mesma morava lá do outro lado do rio (córrego dos Meninos), sofria com esse problema desde criança e agora ver o piscinão em obras é um sonho realizado”, disse Carla Morando.

Questionado sobre se será preciso construir mais piscinões no ABC para evitar enchentes, além de obras complementares, Morando disse que não há previsão de novos reservatórios por parte do Estado e que, segundo estudos de técnicos da Prefeitura, São Bernardo não corre “nenhum risco maior de enchentes” a partir da entrega do Jaboticabal. “Agora, quanto a obras complementares, como uma nova drenagem, canalização, são sempre importantes, mas quanto a piscinão, pelo que me recordo, não está nos planos para a região”, pontuou.

O reservatório fica na rua Tocantínia, na Vila Liviero, situado no trecho do córrego Jaboticabal, entre os ribeirões dos Meninos e dos Couros. A expectativa é que, a partir da conclusão, o piscinão possa beneficiar diretamente uma população estimada de 1,5 milhão de pessoas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes