
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) se uniu de maneira inédita com Instituto de Engenharia, Instituto Mauá, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Universitário FEI e Poli-USP para promover um debate em torno dos Desafios e Oportunidades no Ensino da Engenharia, na quarta-feira (27/11), das 14 às 18h. O evento, que é gratuito, acontece no próprio Instituto de Engenharia (avenida Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana).
O evento gratuito surge em meio a queda de estudantes que desejam se tornar engenheiros. Segundo o INEP, entre 2014 e 2021, o Brasil perdeu 150 mil estudantes de engenharia, agravando o déficit de 75 mil engenheiros no mercado e prejudica a contratação de mão de obra especializada.
O encontro reúne estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na graduação. Atualmente, o CIEE contabiliza cerca de 9,3 mil estagiários de Engenharia em todo o país. As especializações com mais oportunidades são: Engenharia Civil, de Produção, Mecânica, da Computação e Elétrica.
O encontro conta com dois painéis e a abertura de Humberto Casagrande, CEO do CIEE, juntamente com Vahan Agopyan, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, e José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia.