
O término de 2024 se aproxima. Junto às festas de fim de ano, temos um feriado nacional em dezembro: no dia 25 é celebrado o Natal. A comemoração da data, que simboliza o nascimento de Jesus, é uma das datas mais importantes do calendário cristão.
Outro evento marcante em dezembro é o solstício de verão. Em 2024, o fenômeno que marca a chegada do verão no Hemisfério Sul, ocorre no dia 21 de dezembro, às 6h19.
Artistas e tragédia
No dia 8 de dezembro, a morte de Antônio Carlos Jobim ou, simplesmente, Tom Jobim, completa 30 anos. O icônico compositor e maestro, que ajudou a popularizar a Bossa Nova e deu ao mundo clássicos como Garota de Ipanema e Chega de Saudade, ainda é referência para muitos artistas brasileiros.
Outro artista que tem a trajetória marcada em dezembro é Altamiro Carrilho. No dia 21, o flautista e compositor (que faleceu em 2012) completaria 100 anos, com parte da carreira trilhada na Rádio Nacional.
Outra data marcante em dezembro ocorre no dia 26. Neste dia, completam-se 20 anos do terremoto na Ilha de Sumatra (na Indonésia) que resultou em um terrível tsunami que atingiu diversos países e deixou mais de 200 mil mortos.
Conscientização
Dezembro também tem diversas datas de conscientização. No dia 1º foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. A data, promovida pela OMS, visa homenagear as vítimas da doença, apoiar pessoas que convivem com o vírus HIV e destacar a importância da prevenção e controle da doença.
Em 3 de dezembro, temos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data promove a inclusão e conscientização sobre os desafios e direitos das pessoas com deficiência.
No dia 10, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data é uma homenagem à proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 pela ONU e é uma oportunidade para pensarmos na importância de garantirmos os direitos e liberdades fundamentais para todas as pessoas.
Para fechar dezembro, temos, no dia 13, o Dia Nacional do Deficiente Visual. A data foi criada em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros e visa sensibilizar a sociedade sobre os avanços e desafios das pessoas que não enxergam ou têm baixa visão. (Edgard Matsuki/Agência Brasil)