
Uma tarde musical animou a plateia presente no auditório Atílio Zóboli, do Cenforpe (avenida Dom Jaime de Barros Câmara, Nº201, Planalto), nesta terça-feira (3/12), data em que os estudantes do Programa Mais Música demonstraram todo seu talento em uma apresentação emocionante de fim de ano. O espetáculo pela paz foi acompanhado pelo prefeito Orlando Morando, além de profissionais da educação, familiares das crianças e outras autoridades.
O concerto foi conduzido pelo maestro Ricardo Higino e contou com a participação de 724 estudantes divididos entre canto coral e instrumentistas de violino, trompete, trombone, violão, flauta e piano. O repertório foi formado por canções criadas pelo maestro, compositor e pianista Cezar Elbert, entre elas “Um bom momento pra cantar”, “Mensageiro da esperança”, “Meu sonho” e “Canção da Paz”.
O Programa Mais Música é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Cultural Tocando a Vida. Neste ano, a ação foi ampliada e passou a atender 3.100 alunos de 22 unidades escolares de ensino em tempo integral, dentro do Programa Educar Mais. Ao todo, foram investidos R$ 1,6 milhão no projeto – usados para a aquisição dos instrumentos musicais e financiamento dos professores de música.
OPORTUNIDADE
A pequena Sophia Dias, 11 anos, estudante da Emeb Professor Otílio De Oliveira, no Rudge Ramos, revela que sempre quis aprender a tocar violino, desejo que conseguiu realizar na escola, a partir das aulas do Programa Mais Música. “Sempre tive vontade, mas até então não tinha oportunidade. Acho que a música melhora meu humor, me deixou mais dedicada. Acho muito legal a gente poder se apresentar para nossa família”, diz.
O evento também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima; da secretária de Cultura e Juventude e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo Morselli; do secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos; da secretária-adjunta de Finanças, Neusa Maria Sacchi; e do presidente da Associação Cultural Tocando a Vida, Satoshi Fukuura.