Como já entramos no calendário de dezembro, é a hora de dar as boas-vindas à temporada festiva e preparar a casa para celebrar momentos especiais com familiares e amigos no Natal e Ano Novo. Em razão disso, o escritório Dantas & Passos Arquitetura, da dupla Paula Passos e Danielle Dantas, revela alguns segredos que contribuem para a criação de uma atmosfera super propícia e que faz toda a diferença nessas noites especiais.

Prepare a casa para o Natal
Na busca pelo equilíbrio entre tradição e inovação, ao preparar a casa para o Natal, destaca-se a árvore de Natal como principal, mas também há outros símbolos que não podem faltar: guirlanda, Papai Noel, sinos, flores e folhagens, presentes embalados com antecedência, bem como os artigos religiosos para quem aprecia, como o presépio, a estrela de Belém, os anjos e a coroa do advento. Esses são alguns elementos que merecem destaque em sua elaboração.
Para escolher a paleta de cor do Natal, deve-se ter em mente que as cores não podem entrar em discordância com a paleta já existente na residência, pois essa oposição negativa não criaria a harmonia desejada. “O tradicional vermelho segue sendo uma paleta atemporal que pode ser mesclado com terracota para criar uma estética mais moderna”, enfatiza Danielle Dantas.
Além de uma árvore natalina bem decorada, com base, topo de destaque e adornada de enfeites, luzes, bolinhas, fitas e laços, outros adornos ficam muito interessantes em outros cômodos do imóvel, principalmente os situados na área social como sala de estar, sala de jantar e cozinha.
Para finalizar, a dupla pede atenção a uma questão quase sempre esquecida nas noites de natal: o aroma. A aromatização é uma maneira de tornar o Natal memorável, por isso, é possível utilizar velas ou difusores com fragrâncias típicas, como canela, pinho e baunilha.

Tendências para o Ano Novo
À medida que o ano se despede, as tendências decorativas para o Ano Novo apontam para a renovação e modernidade, por isso, Danielle aponta a clássica junção de cores neutras e metálicas, como prata e dourado, combinadas com toques de branco, segue como a melhor tendência para receber o primeiro dia dos próximos 12 meses. “O dourado participa nesse conjunto com a delicadeza e ares festivos. Outros elementos brilhantes, como luzes de LED e velas aromáticas também são perfeitos” diz.
As arquitetas sugerem finalizar a decoração com algum detalhe pessoal e significativo do ano, como fotografias de momentos especiais. Ademais, uma playlist bem feita, com um pouco dos gostos de todos presentes, é primordial.
Atenção com as mesas
A mesa posta é o centro das celebrações, portanto merecem uma atenção especial. De modo geral, as arquitetas afirmam que a relevância de posicionar pratos, talheres, taças e guardanapos conforme o figurino. Acompanhe as dicas:
Natal: Uma composição de louças bem escolhida faz a diferença. A tônica da festa permite tonalidades mais quentes e coloridas, acrescidas de arranjos naturais feitos com fitas, guardanapos personalizados, galhos, pinhas e folhas verdes.
Ano Novo: Para um toque mais clean, as mesas pedem mais brilhos, balões metálicos e sempre um bom menu e opções de bebidas.
Ao fim das festas…
Após as festas de fim de ano, é hora de organizar e armazenar as decorações. As arquitetas recomendam guardar apenas itens úteis, descartar o que está danificado e doar o que não será reutilizado. Antes de guardar, é importante limpar tudo, incluir jogos americanos e outros itens decorativos.
Para facilitar o próximo uso, organize em caixas transparentes e etiquetadas, desmontar a árvore para reduzir espaço, enrolar luzes em papelão e armazenar a guirlanda em uma caixa própria, sem sobrecarga.