
O prefeito eleito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), anunciou nesta terça-feira (17/12), os nove primeiros nomes de seu secretariado. Foram nove secretários, a nova presidente do Fundo Social de Solidariedade e o novo diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes. O restante do primeiro escalão será divulgado no dia 30 de dezembro. Além de nomes conhecidos da cidade, o emedebista trouxe dois secretários com base em Santo André e São Bernardo.
O futuro secretário de Saúde será Antonio Carlos Nascimento. Doutor em Endocrinologia e Metabologia, passou por diversos cargos dentro da mesma pasta em Santo André. Foi assessor de gabinete da Secretaria de Saúde, coordenador do Centro de Especialidades do Centro Hospitalar Municipal, coordenador do Núcleo de Obesidade e coordenador de Urgência, Emergência e Atenção Básica.
De São Bernardo vem o já anunciado futuro secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli. Taka nega que as escolhas seguiram o lado político e reforçou a experiência de ambos para justificar seus respectivos anúncios.
“Dos nove nomes anunciados hoje, dois são da região. Gavinelli e o Dr. Antonio obviamente foram escolhidos dentro deste quadro com critérios de experiência, competência e toda a sua eficiência já mostrada nos locais onde passaram. É com muita tranquilidade que trouxemos esses nomes de peso para a nossa cidade, sempre visando a eficiência nos serviços, a responsabilidade que a gente carrega para que problemas tão crônicos quanto a Saúde possam ser possibilitadas. Em nenhum momento pautamos um governo meramente político, mas aqueles que tem uma atribuição, principalmente, técnica. O nome do Gavinelli, apesar de trazer essa experiência, traz também essa responsabilidade por todos os lugares onde passou.”, disse o prefeito eleito.
A vice-prefeita eleita, Andreia Fontes (PL), será a nova presidente do Fundo Social de Solidariedade. O Inspetor da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, Paulo Pinheiro da Silva, será o secretário de Segurança Cidadã. A ex-vereadora Denise Ventrice retorna ao primeiro escalão como a líder da Secretaria de Assuntos Jurídicos. Sua última passagem pela Prefeitura foi na Secretaria de Meio Ambiente durante o primeiro mandato de Lauro Michels (PV).
Ricardo Silvério de Sousa será o novo secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Ricardo passou pela pasta entre 2010 e 2012, durante o mandato de Mario Reali (PT). A advogada Beatriz Giudicio será a secretária de Cultura. A nova mandataria da pasta é filha do ex-deputado estadual Márcio da Farmácia e irmã do vereador reeleito Márcio Jr. (ambos do Podemos).
O vereador reeleito Eduardo Minas (PP) será alçado ao cargo de secretário de Assistência Social e Cidadania. Com este anúncio, Companheiro Sérgio (PP) assume uma cadeira no Legislativo por ser o primeiro suplente da legenda. E Hilton Alves Moreira será o futuro diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes.