
Ribeirão Pires enfrentou três dias com quedas frequentes de energia elétrica, desde o temporal ocorrido na sexta-feira (20/12), por volta das 17h. Moradores relataram as interrupções no fornecimento, sem respostas da Enel. Há também muitos relatos de localidades onde a energia sequer voltou desde o temporal, mesmo três dias após o evento climático.
A moradora do Centro de Ribeirão Pires, Silvana Cóssio, afirmou que, logo após o temporal, por volta das 17h30, abriu um chamado para saber o horário previsto para o restabelecimento da energia. Na ocasião, a Enel respondeu que a luz retornaria por volta das 20h30 do mesmo dia (20/12). No entanto, o fornecimento de energia só foi normalizado no dia seguinte, às 9h30. Já na segunda-feira (23/12), mesmo sem chuvas, a energia voltou a cair. Ao ligar novamente para a Enel, a empresa informou que não tinha previsão para o restabelecimento, mas a atendente mencionou que, até a meia-noite, o problema deveria ser resolvido.
Silvana relatou que as frequentes quedas de luz têm sido complicadas, principalmente porque ela mora com a mãe, de 90 anos, diagnosticada com Alzheimer. Por conta da situação, precisou levar a mãe para a casa de uma tia, levando também luzes de emergência para carregar, já que a Enel não oferecia uma previsão exata para a volta da energia.
Outro morador do Centro de Ribeirão Pires, que preferiu não se identificar, comentou que a situação é especialmente difícil nesta época do ano. “Essa situação, perto do Natal, é muito ruim, pois vários moradores já estavam com a ceia de Natal guardada na geladeira. Com a falta de transparência, não conseguimos nem nos preparar para esse tipo de problema”, relatou.
O morador também relatou que esta não é a primeira vez que ocorre o problema de falta de luz na cidade. Ele afirmou que, em outubro, os moradores chegaram a ficar cerca de 24 horas sem energia. Além disso, ao abrir chamados na Enel, a empresa sempre fornecia prazos que não eram cumpridos.
De acordo com o último balanço da Enel, divulgado no domingo (22/12) pela manhã, Ribeirão Pires estava entre as cidades mais afetadas pelo temporal de sexta-feira (20/12). Procurada para comentar o assunto, a concessionária de energia não respondeu até o fechamento desta matéria.