ABC - quinta-feira , 24 de abril de 2025

Banda Estrambelhados traz as marchinhas de carnaval para Santo André

O carnaval ocorre no início de março, porém, o seu grito será dado no próximo domingo (26/01), em Santo André. O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes receberá a apresentação da Banda Estrambelhados, que há 20 anos faz parte das celebrações da cidade de São Luiz do Paraitinga, um dos locais com a folia de momo mais tradicionais do estado. Ao RDtv desta sexta-feira (24/01), os músicos e produtores Netto Campos e Rafael Cursino falaram sobre a apresentação no ABC.

O encontro se dará em dois horários. Às 10h, a banda fará uma oficina de composição de marchinhas de carnaval. E às 15h, o público poderá apreciar as músicas autorais do grupo que mistura a tradicional música carnavalesca com outros estilos como rock, forró e reggae.

Newsletter RD

“Para que aquela marchinha que surgiu lá com a Chiquinha Gonzaga na primeira década do século passado, hoje em dia, seja interessante, digamos assim, para as pessoas, você tem que trazer as novas referências para essas pessoas. São Luiz é uma cidade que sempre foi muito musical, né? Então a gente tem lá uma fanfarra que é a Tricampeã Brasileira, a Corporação Musical, que eram três bandas que tocavam em todas as procissões, é centenária, ela está lá ainda.”, iniciou Rafael.

No último dia 23 de janeiro a bande se apresentou na Fábrica de Cultura de Diadema (Foto: Cintia Mayara)

“E os músicos, eles vão nascendo nesse ambiente ali da cidade, que tem na festa do Divino a Congá, do Moçambique, esse caldeirão todo vai chegando nesse produto aí, que é a marchinha de carnaval, que hoje ela traz influências diversas, seja dessa cultura popular que a gente está falando, mas influência do pop, do rock, com novos arranjos, novas possibilidades de instrumentos, para que tanto aquela pessoa que tem a marchinha como referência antiga possa ali se identificar, mas principalmente para a juventude.”, segue o músico.

A apresentação em Santo André faz parte da turnê de 20 anos da banda, que conta com apoio de verba oriunda da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Com três discos lançados, um EP e quatro singles, os Estrambelhados seguem se atualizando cada vez mais para encurtar o caminho entre as novas gerações e as mais antigas, com base na tradição de São Luiz do Paraitinga.

“O Carnaval de São Luiz ficou muito conhecido, tanto no estado de São Paulo, no Brasil, até no exterior. O Carnaval de São Luiz chegou a sair no New York Times, e é um carnaval que é muito peculiar, muito singular e ele é todo pautado nas marchinhas de carnaval, e nas marchinhas não aquelas tradicionais que muita gente conhece, mas marchinhas autorais, né, inclusive lá em São Luiz a gente tem um festival de marchinhas que acontece há quarenta anos, de onde saem diversas dessas marchinhas que a gente tocará lá no domingo, no Theatro Carlos Gomes, e é isso que a gente vai apresentar um pouquinho lá, desse trabalho autoral da banda, a gente está aí há vinte anos.”, aponta Netto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes