
Uma das maiores obras em andamento na cidade, o Terminal Rodoviário Central de Mauá tem previsão de conclusão e entrega para março, segundo o prefeito Marcelo Oliveira (PT). Fruto de uma PPP (Parceria Público-Privada), o empreendimento atenderá 33 linhas municipais de ônibus e contará com um shopping composto por 400 lojas, que já estão em distribuição aos novos comerciantes por parte da futura concessionária, que explorará o espaço.
A conclusão das obras do novo terminal é bastante aguardada pelo governo, que tem adotado cautela ao tocar no assunto, após atrasos por parte da Demac Construções, Empreendimento e Participações S/A, sediada em Jundiaí. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada em outubro de 2021, com projeção de conclusão de 18 meses, ou seja, em abril de 2023.
O empreendimento conta com investimentos de R$ 81,7 milhões, segundo dados do Portal da Transparência. As obras também estiveram no epicentro da disputa eleitoral pelo Paço no ano passado, em que Marcelo Oliveira teve de superar críticas dos adversários devido à longa espera pela entrega do novo espaço, para ser reeleito no fim de outubro.
Uma vez concluída, o prefeito projeta que a nova estrutura gere cerca de 6 mil empregos na cidade. Segundo informações obtidas pelo RD, o novo shopping já está na etapa de acabamentos e instalação de divisórias entre as lojas. “A PPP que temos no Centro, a previsão que a empresa tem passado para as pessoas que têm adquirido as lojas é agora no mês de março, com a entrega das lojas e terminal. Essa é a previsão que a empresa nos deu”, disse o prefeito.
A PPP tem vigência de 35 anos, a contar pela assinatura do contrato em setembro de 2020 – a concessão termina em 2055. Após concluir as obras, a Demac faz a cessão para a concessionária Mauá Shopping SPE S/A, que vai explorar comercialmente o espaço. Ambas são do mesmo grupo empresarial, inclusive, têm como um dos sócios o empresário Paulo Gabas, segundo a Junta Comercial de São Paulo.
Junto ao novo terminal rodoviário, a cidade aguarda também as obras de modernização e acessibilidade da Estação Mauá, da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sob responsabilidade do governo do Estado. As intervenções serão semelhantes às aplicadas na Estação São Caetano do Sul-Prefeito Walter Braido. A estatal chegou a lançar a licitação em dezembro, porém, adiou o certame e o edital deve ser modificado.