
Um morador do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, que prefere não se identificar, relatou uma situação de prováveis maus tratos contra três cães. A situação tem sido verificada há meses e um imóvel na rua Atibaia.
No endereço citado ele conta que são pelo menos três animais, que nunca saem para passear, no quintal onde estão há montes de fezes espalhadas por todo lugar o que causa mau cheiro e os cães latem dia e noite. “Não sei se passam fome, se latem porque ficam sozinhos, mas é dia e noite. Não vejo pessoas por lá o os cães também nunca saem para passear”, explica o morador.
Segundo a denúncia o local apresenta condições insalubres. “Além dos montes de fezes por toda a parte, ali parece ser um tipo de depósito, tem carros abandonados e materiais espalhados”. O morador diz que os cachorros não são bravos, e se aproximam de quem chegar até o portão.
Em contato com o RD, o responsável pelo local, que prefere não se identificar, esclarece que o imóvel, embora antigo, não está abandonado. “O espaço é habitado e cuidado por mim, com manutenção e limpeza realizadas a cada dois dias”, afirma.
O morador também explica que os cães que vivem no local são levados todas as noites para passear na praça da Rua Atibaia. Ele destaca que os animais foram adotados e que um deles sofre de problemas neurológicos, decorrentes da cinomose. “Ele apresenta tremores nas pernas e tem dificuldade para dormir, o que resulta em hiperatividade, latidos frequentes e dificuldades na convivência com outros cães”, justifica, em relação ao barulho na região.
Procurada, a prefeitura de São Bernardo nada falou se tem conhecimento da situação ou se enviará equipes ao local. Caso a administração municipal se manifeste, a matéria será atualizada.