
Com uma campanha inspirada na solidariedade, o Centro de Valorização da Vida (CVV) convida pessoas de todo o Brasil a se tornarem voluntárias. O serviço de apoio emocional é oferecido 24 horas a pessoas que querem e precisam conversar. Os voluntários se dedicam à escuta compreensiva, com respeito e empatia.
O mote, “Ser solidário faz parte da nossa natureza”, busca inspirar a reflexão de que todos podem fazer a diferença na vida de outra pessoa. Os interessados vão participar de um curso gratuito, no qual aprendem sobre o trabalho da rede de apoio emocional e sobre atitudes como acolhimento e não-julgamento, que fazem parte da missão do CVV – cvv.org.br
O voluntariado no CVV é mais do que um compromisso com o próximo, é também uma oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Aberto a pessoas com mais de 18 anos, o treinamento não exige formação específica, apenas disposição para ouvir e apoiar emocionalmente aqueles que procuram ajuda.
Além de contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde emocional das pessoas atendidas pelo telefone 188, por chat, e-mail ou pessoalmente, o voluntário se torna parte de uma rede solidária que valoriza o respeito às diferenças e a conexão humana.
Como participar
Interessados podem se inscrever pelo e-mail: inscricoes.saocaetano@cvv.org.br. O curso de formação está disponível em formato presencial e online, o que proporciona o acesso para candidatos de diferentes regiões.
“Essa é a chance de descobrir o poder transformador de um gesto solidário. A natureza nos ensina que conexão e apoio são fundamentais para viver melhor. Faça parte do CVV e ajude a espalhar essa mensagem”, afirma Carlos Correia, voluntário do Centro de Valorização da Vida.
O curso será online e acontecerá em dois formatos: no final de semana, nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 8h30 às 12h30, e durante a semana, nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 22h30.
Suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública. Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram 15.507 mortes, uma média de 42 por dia, mais do que as registradas por HIV e muitos tipos de câncer.