
O Água Santa entrou em campo nesta quarta-feira (19/02), em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, contra a lanterna da competição, a Inter de Limeira, jogando em casa, na Arena Inamar, em Diadema.
A equipe visitante vencia a partida até os 45 minutos do segundo tempo, mas o Netuno foi resiliente e buscou o empate após a cobrança de um pênalti. O que parecia um empate heroico quase se tornou um verdadeiro pesadelo, pois a equipe de Limeira conseguiu marcar aos 50 minutos. No entanto, a arbitragem anulou o que seria o gol da vitória emocionante dos visitantes.
A equipe do ABC buscava uma vitória para se afastar da luta contra o rebaixamento, já que ocupa a penúltima colocação da classificação geral do estadual. Na primeira divisão do Campeonato Paulista, as equipes são divididas em quatro grupos e enfrentam apenas os adversários dos outros grupos. Os piores colocados no ranking geral são rebaixados para a Série A2. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final e disputam confrontos diretos de ida e volta.
Partida
O confronto entre as duas equipes foi bastante movimentado, com chances claras para ambos os lados. A Inter saiu na frente aos 30 minutos da primeira etapa. Albano recebeu um lindo passe entre a defesa do Netuno, bateu para o gol, o goleiro Ygor Vinhas fez uma defesa espetacular, mas o rebote sobrou nos pés de Ruan Ribeiro, que finalizou para as redes.
Cerca de oito minutos depois, os visitantes ampliaram o placar. Ramon encontrou Ruan na entrada da área. O atacante dominou, fez um drible de futsal pisando na bola, girou sobre a defesa do Netuno e bateu na saída do goleiro. Um golaço que colocou a Inter de Limeira com uma vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo.
Apesar da vantagem considerável, no futebol o placar de 2 a 0 é perigoso. Logo aos três minutos do segundo tempo, Davi Gomes recebeu na lateral esquerda, cortou para dentro e arriscou um chute potente de fora da área. A bola foi no ângulo, um golaço que colocou o Água Santa de volta ao jogo.
A partir dali, o domínio foi total do Água Santa. A Inter de Limeira teve algumas chances, mas não conseguiu ampliar a vantagem. Enquanto isso, o time de Diadema pressionou até conseguir o empate. Aos 45 minutos do segundo tempo, após uma pressão absurda da equipe mandante, o atacante da Inter, Ronie Carrillo, foi para a defesa ajudar na marcação, mas acabou cometendo pênalti. Ademilson converteu a cobrança e empatou para o Netuno. Curiosamente, todos os gols da partida saíram no mesmo lado do campo.
Todos esses ingredientes já eram suficientes para tornar essa uma partida memorável, mas os acréscimos ainda renderiam momentos dignos de cinema.
Aos 46 minutos, Diogo Batista, do Água Santa, foi expulso do banco de reservas após reclamar com a arbitragem. Logo em seguida, o Netuno lançou a bola na área adversária, a defesa afastou, e no contra-ataque, Ronie Carrillo – até então vilão – recebeu a bola dentro da área e marcou um gol improvável. O vilão virou herói, e a Inter de Limeira marcou aos 48 minutos do segundo tempo, o gol que poderia representar sua primeira e única vitória na competição.
Porém, esse não foi o desfecho final. Após mais de quatro minutos de análise do VAR, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza assinalou impedimento e anulou o gol, o que evitou o rebaixamento virtual do Água Santa.
A equipe visitante sentiu o impacto da anulação e viu o Água Santa crescer na partida. Aos 53 minutos, o Netuno chegou a marcar um gol, mas este também foi anulado pela arbitragem, dessa vez sem o auxílio do VAR.
Futuro na competição
O empate não foi um bom resultado para nenhuma das equipes em termos de classificação, mas, para o Netuno, acaba sendo um resultado positivo diante das circunstâncias da partida. Por outro lado, a Inter de Limeira saiu de campo reclamando muito da arbitragem, tanto pelo gol anulado quanto pela marcação do pênalti.
A equipe do interior segue na lanterna da competição, sem nenhuma vitória conquistada. Esse é, inclusive, o critério que a coloca abaixo do Água Santa e do Noroeste, que possuem os mesmos sete pontos. O próximo confronto do Leão será contra o Santos, em casa.
O Netuno entra na última rodada do Paulistão com uma pequena luz no fim do túnel. Isso porque o Noroeste perdeu por 3×0 para o Santos fora de casa. Com esse resultado, as equipes ficaram empatadas em quase todos os critérios de desempate na tabela, mas a equipe de Bauru tem um saldo de gols ligeiramente menos negativo que a equipe de Diadema. Vale lembrar que o Água Santa sofreu duas goleadas pesadas na competição: 6×0 para o Mirassol e 4×0 para o Guarani.
Para evitar o rebaixamento, o Netuno precisa vencer o Velo Clube fora de casa e torcer para que o Noroeste perca ou empate com a Portuguesa, no Mercado Livre Arena Pacaembu.