
O Consórcio ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, iniciaram debate sobre possível distribuição gratuita via SUS (Sistema Único de Saúde) de canabidiol, medicamento à base de cannabis que pode ser prescrito para o tratamento de dores crônicas, casos de TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), alterações neurológicas, entre outros casos.
A proposta é tentar expandir regionalmente o modelo que está prestes a ser implementado em Ribeirão Pires. A cidade será a primeira do país a ter clínica pública para a dispensação de medicamento à base de canabidiol produzidos no Brasil, em parceria com a Associação Terapêutica Flor da Vida.
Em 2022, o município de Ribeirão Pires sancionou lei que dispõe sobre as diretrizes para a Política Municipal de medicamentos formulados à base de canabidiol, sendo a primeira cidade do Estado e a terceira do Brasil a ter legislação que define regras sobre o tema.
Reunião realizada nesta quarta-feira (19/02) no Consórcio ABC tratou da pauta e iniciou diálogo sobre a possibilidade do ABC ser a primeira região do país a oferecer este tipo de medicamento gratuitamente via SUS. O debate regional sobre o tema já ocorre desde 2023 dentro da Agência de Desenvolvimento Econômico, com discussões em conjunto com empresas, universidades e movimentos sociais. Agora, ele também será levado para dentro das prefeituras.