O secretário de Esporte e Prática Esportiva de Santo André, Prof. Jobert Minhoca (Podemos), está em busca de parceiros na iniciativa privada para avançar com os mais de 40 projetos montados pela pasta desde sua chegada, no início do ano. Ao RDtv desta sexta-feira (21/02), o vereador licenciado afirmou que quer usar de sua experiência na área para dar mais oportunidades esportivas para a população, tanto para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável quanto aqueles que querem iniciar uma carreira no esporte de alto rendimento.
“Vamos procurar empresa por empresa, trabalho que já faço há anos e vou fazer com muito carinho. Já fizemos, pois montamos mais de 40 projetos, está tudo pronto. Para quem vai na Secretaria eu já mostro um por um. O pessoal está muito empolgado e vê o que queremos dentro da secretária.”, explica o chefe da pasta.
Para o secretário, com o maior aporte financeiro oriundo da iniciativa privada, melhor será a imagem da cidade para buscar recursos para eventos, programas e ações esportivas. Uma das ideias é fazer com que as marcas das empresas parceiras possam aparecer com destaque na cidade. Mas tal objetivo não tira o foco de outras fontes de recursos, como as emendas parlamentares, algo que recentemente Minhoca foi buscar em Brasília, em conversas com deputados federais.

Além disso, um “pente-fino” foi feito na cidade para entender como melhorar a relação do morador de Santo André com a prática do esporte participativo. A ideia é fortalecer as ações voltadas para quem “paga imposto no município”. E em caso de sobras de vagas, abrir para moradores das cidades vizinhas.
A exceção será na busca de atletas para os esportes de alto rendimento. A ideia é contratar, se necessário, esportistas que possam representar a cidade nos principais torneios, entre eles, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior, principais competições de representação municipal.
Outra preocupação de Jobert Minhoca é ter cursos esportivos aos finais de semana, principalmente para a faixa da população que não consegue praticar alguma destas modalidades entre segunda e sexta-feira. As crianças é o principal público-alvo.
Nos próximos dias, o secretário vai anunciar o calendário de eventos esportivos na cidade. Após ser a única sede da Copa São Paulo de Futebol Jr no ABC, Santo André terá a meia-maratona, em abril. A meta é que 5 mil pessoas possam participar da corrida de 21 km, que fará parte do calendário de festividades pelo aniversário do município.