
Após duas semanas do retorno às aulas com a aplicação da lei que proíbe o uso de celulares em ambientes escolares, diretores de escolas da rede municipal de São Caetano aprovaram a medida e já observam resultados positivos com a restrição.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, editou a instrução normativa 3/2025 antes do início do ano letivo, que determina a inutilização do aparelho eletrônico dentro dos ambientes escolares – seja na entrada, na saída ou nos intervalos das aulas.
Diretor da EME Professora Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, Ailton Tenório lida com estudantes do Ensino Médio – portanto, muitos acostumados ao celular em seu dia a dia. Tenório apontou que, apesar de ainda haver casos isolados de alunos insatisfeitos, “houve grande adesão ao movimento ‘zero celular’ no Alcina”.
Na EMEF Oscar Niemeyer, no Bairro Oswaldo Cruz, o uso do celular no ambiente escolar já estava restrito antes mesmo de o impedimento virar lei federal. Mas, mesmo assim, o diretor da unidade, Edgar Casado Souza, observou melhora no comportamento dos estudantes.