
Quase todos os serviços do INSS podem ser realizados a distância, sem que a pessoa precise ir a uma unidade do Instituto. Os principais canais para o cidadão são o Meu INSS (aplicativo para celular ou site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.
Pelo Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios e anexar a documentação necessária, inclusive para cumprir exigência (quando o INSS solicita documentos para a continuidade do processo); fazer pedidos relacionados ao pagamento, como cadastro de procuração; emitir extrato de contribuições previdenciárias; fazer simulação do tempo que falta para a aposentadoria; agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
No Meu INSS, também é possível consultar a assistente virtual Helô, no item “converse com a Helô”, para auxílio nos requerimentos de benefícios e pedidos de serviços. Outra opção é ligar para o telefone 135, que também permite fazer as solicitações, além de dar informações e esclarecer dúvidas.
Orientações gerais – Já o site gov.br/inss é uma alternativa para saber mais sobre serviços e benefícios do INSS e acompanhar notícias sobre o Instituto. Por exemplo, o segurado pode digitar na busca termos como “procuração”, “aposentadoria”, “pensão por morte” e verificar o passo a passo para solicitar o benefício ou serviço.
Se quiser obter informações públicas relacionadas ao INSS, como dados estatísticos, basta clicar em “acesso à informação”, no topo da página inicial do site.