
A Polícia Civil investiga um roubo na avenida dos Estados, em Mauá, que terminou com a morte de um homem de 42 anos na madrugada deste domingo (02/03). Eduardo de Souza, professor de capoeira, dava aulas no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.
A vítima foi baleada e os ladrões levaram sua motocicleta. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar no local, na avenida dos Estados, encontrou a vítima inconsciente com ferimento de arma de fogo. O socorro foi acionado, mas o homem não resistiu.
A perícia foi requisitada ao local e o corpo foi encaminhado ao IML. A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Mauá como latrocínio.
A moto roubada foi localizada pela Polícia Militar, no domingo (02/03), no Jardim Alzira Franco, em Santo André, carbonizada. Foi solicitada perícia para o veículo, que foi posteriormente recolhido ao pátio municipal.
A família do capoeirista informou pelas redes sociais que o corpo foi sepultado na manhã desta segunda-feira (03), no Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá. O velório ocorreu na noite do domingo.
Eduardo era conhecido como mestre Toli e dava aulas no colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Em nota, o colégio lamentou a morte do professor.
“Sempre com um sorriso no rosto, o professor Eduardo inspirava seus alunos a cada aula, sendo muito querido também por pais, responsáveis e colaboradores”, diz a noa do colégio. “O mestre Toli – como era chamado por seus alunos – deixa um legado de muitos ensinamentos e lições de vida. Será recordado pela comunidade dantiana para sempre com carinho, respeito e admiração”, completa.
Capoeiristas lamentaram a perda do colega nas redes sociais. Eduardo foi descrito pelos amigos como “um cara do bem”, “um grande capoeirista”, “um aluno exemplar” e “um homem de tantas qualidades”.
A Casa de Cultura Os Capoeira afirmou que Eduardo foi morto logo depois de participar de seu cortejo de Carnaval, na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, no domingo. O grupo lamentou a perda de um “querido companheiro de luta pela cultura afro-brasileira”.
Queda nos casos de latrocínio
Em relação aos índices de latrocínio no ABC, os dados mostram uma variação nos últimos anos, de acordo com a SSP. Em 2023, foram registrados cinco casos: um em Mauá, um em Diadema, dois em Santo André e um em São Bernardo. Já em 2024, o número de latrocínios caiu para três, com apenas um caso registrado em Mauá.
Mauá mantém a média, com um caso registrado tanto em 2023 quanto em 2024. Este ano, em janeiro, já ocorreu um latrocínio em São Bernardo, e agora, com mais este caso de Mauá, já são dois casos em que a vítima é morta durante um roubo só este ano.