Vitória garante ao CASA Santo André II vaga na fase estadual da maior competição para jovens em medida socioeducativa (Foto: Divulgação/Fundação CASA)
Os jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Santo André II são os grandes campeões da fase regional do ABC e Litoral da XX Copa CASA de Futebol. A final, realizada nesta quinta-feira (06/03) no Instituto Neymar Jr., em Praia Grande, foi marcada por muita emoção.
Com uma virada nos minutos finais, a equipe venceu o CASA Vila de São Vicente por 3 a 2, garantindo vaga na fase estadual do maior campeonato de futebol do país para adolescentes em medida socioeducativa.
Newsletter RD
A partida começou equilibrada, com a equipe de São Vicente abrindo o placar no primeiro tempo, mas o time de Santo André reagiu na etapa final, empatou duas vezes e virou o jogo nos minutos finais. A vitória foi confirmada com a defesa do goleiro do CASA Santo André II em um pênalti decisivo, a dois minutos do apito final.
Ao término da partida, os adolescentes receberam troféus e medalhas em reconhecimento ao esforço e ao espírito esportivo demonstrados. Além de Santo André II e São Vicente, participaram da fase classificatória da Divisão Regional Litoral (DRL) da Fundação CASA os jovens dos centros socioeducativos Praia Grande I, Peruíbe, Guarujá, Santo André I e São Bernardo I.
A fase regional contou com o apoio da ONG Arenas Esporte e Vida e a cessão do campo pelo Instituto Neymar Jr., que recebeu o jogo decisivo. A assistente social do Instituto, Renata da Silva Rodrigues, ressaltou a importância da parceria. “O Instituto Neymar Jr. tem como missão ampliar as oportunidades de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao abrir nossas portas para a Copa CASA, reafirmamos o poder do esporte como um caminho de inclusão e transformação”, afirmou.
Para o diretor-adjunto da DRL, Reginaldo Adriano Cont, “o esporte é uma ferramenta poderosa na ressocialização dos jovens, pois incentiva o trabalho em equipe, a disciplina e a superação. A cada edição da Copa CASA, vemos o crescimento e o envolvimento dos adolescentes, que se dedicam e demonstram muito talento dentro de campo”.
Agora, o CASA Santo André II se junta aos outros campeões regionais para disputar a fase estadual da Copa CASA de Futebol, ao lado dos centros socioeducativos Mário Covas e Juquiá (ambos da capital), Tamoios (São José dos Campos), Esperança (Itapetininga), Morro Azul (Limeira), Vitória Régia (Lins) e São Carlos. Os jogos em formato eliminatório estão previstos para a próxima semana em São Paulo e Santa Bárbara d’Oeste.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o impacto positivo da competição. “O futebol é uma paixão para muitos desses jovens e, por meio da Copa CASA, eles vivenciam essa experiência de forma saudável. O esporte tem um papel fundamental na construção de novos caminhos para esses adolescentes”, afirmou.
Copa CASA de Futebol
A Copa CASA de Futebol é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Realizada anualmente desde 2005, com exceção de 2021, quando foi suspensa devido à pandemia de Covid-19, a competição ocorre em duas fases: regional e estadual.
Na fase regional, os times locais, organizados conforme as divisões regionais da Fundação CASA, competem entre si, e os vencedores de cada região avançam para a etapa estadual. A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), é dividida em eliminatória e final.
Na classificatória, as oito equipes vencedoras das etapas regionais disputam quatro vagas para a fase final. Na etapa decisiva, acontecem os jogos semifinais e a grande final.